Saiba a ordem de apresentação e temas dos blocos do grupo Irreverente no Carnailha 2026

Segunda maior festa de Parintins, o Carnailha 2026 acontece nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro com o desfile dos blocos e o tradicional Carnaboi.

Foto: Yuri Pinheiro

“Da Ilha da Magia, vem pro meio da avenida, é o Carnailha”. Esse é o jingle que anuncia a chegada do Carnailha 2026, o segundo maior evento cultural de Parintins, que ocorre nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, na cidade amazonense.

O Carnailha 2026 é realizado na Avenida Paraíba, no Centro de Parintins, com entrada gratuita, mas também venda de mesas e camarotes. O evento acontece nos dias 15, com os blocos do grupo Irreverente; 16, com o desfile da chave Especial; e 17, com o Carnaboi.

Leia também: Carnailha: Carnaval de Parintins se torna Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas

A primeira noite do Carnaval da ilha da magia, neste domingo (15), promete muita diversão com o desfile dos sete blocos que compõem o grupo Irreverente. Confira a ordem da apresentação dos blocos e seus respectivos temas para o Carnailha:

1°: Bloco Invasão Na Folia

Abrindo o desfile, o Bloco Invasão na Folia entra na passarela do Circuito para homenagear o protagonista do carnaval: o folião.

Na voz do artista Rômulo Vlasak, o bloco dará o pontapé da festa com o tema ‘Avisa as inimigas que eu xê-gay para causar na Carnailha, calando a boca de quem tá torcendo contra, então toma, toma, toma’.

Para este ano, a diretoria anunciou a parintinense Kevillyn Barbosa, uma mulher trans de 22 anos, para carregar o estandarte do ‘Bloco das Butterfly’, e promete ser a revelação do Carnailha.

Bloco Invasão na Folia abre os desfiles do grupo Irreverentes no Carnailha 2026
Bloco Invasão na Folia. Foto: Pitter Freitas

2°: Bloco Os Belezuras

O reconhecimento pela importância do empreendedorismo no setor de navegação de Parintins será o enredo que o bloco Os Belezuras levará para a passarela com uma homenagem ao empresário Amílcar Bentes, dono da Aliança Bentes Transportes.

Sob a composição de Éder Lima, o bloco irá homenagear a trajetória do empresário, marcada por diversas contribuições para o desenvolvimento da navegação do município, narrada através de marchinhas que vão levar emoção e muita diversão aos foliões.

Bloco Os Belezuras. Foto: Divulgação/Instagram-osbelezuras

3°: Bloco As Tiazinhas

Com o tema ‘Do Sujo ao Luxo’, o bloco As Tiazinhas irá resgatar a trajetória de 26 anos da agremiação, desde o início da brincadeira entre amigos até a tradicional agremiação que contagiou foliões. Além da história, o bloco também destacará a força da mulher através da liderança feminina do bloco, comandada pela presidente Francyane Teixeira, a vice Keyse Maria Godinho e a tesoureira Kelly Sarmento.

A história, a memória e a força dos laços afetivos construídos durante a criação do bloco serão narrados através da marchinha composta por Euler Nascimento.

Bloco As Tiazinhas. Foto: Pitter Freitas/Secom Parintins

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

4°: Bloco Pantera Cor De Rosa

Em 2026, o Bloco Pantera Cor de Rosa entra na avenida para contar a história de Gabriella Guarani, personalidade parintinense que representa a força, identidade e resistência LGBTQIAPN+. Também indígena, a homenageada é uma das maiores figuras artísticas da Ilha e reconhecida como um símbolo de coragem e representatividade.

Além da emoção que cerca a apresentação, o bloco não deixará de lado a irreverência, brilho e ritmos contagiantes, característicos de suas atuações no desfile.

Bloco Pantera Cor de Rosa homenageará Gabriella Guarani (ao centro), importante personalidade LGBTQIAPN+ de Parintins. Foto: Júlio Butel

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

5. Bloco Lagarto Salgado

Outra homenagem que promete ser marcante é o enredo do bloco Lagarto Salgado. Sob a presidência de Inês Bucal, o bloco do bairro da Francesa promete uma apresentação à altura do ícone do brega Wanderley Andrade.

Numa relação que mistura a essência do bloco com a irreverência, explosão e energia do ‘traficante do amor’, o bloco promete um desfile marcado por surpresas com alegria e muita festa, símbolos do músico popular do Norte brasileiro.

Wanderley Andrade será o homenageado do bloco Lagarto Salgado. Foto: Divulgação/Instagram-lagartosalgado

6. Bloco Chitara Da Chapada

Com o tema ‘Folias do Rei David – o Canto de Ouro na Realiza da Chapada’, o bloco homenageará uma das vozes mais reconhecidas da Amazônia: o levantador de toadas David Assayag. A homenagem se une com a história do bloco, já que David, além de folião, é um dos fundadores da agremiação, que surgiu nos anos 1980.

A novidade fica por conta das marchinhas, que terá as vozes de Edilson Santana e, claro, do próprio David. Uma apresentação que promete muita emoção e reverência à carreira do artista que carrega o legado cultural de Parintins.

A maior voz da Amazônia, David Assayag será o homenageado do bloco Chitara da Chapada. Foto: Pitter Freitas/Secom Parintins

7. Bloco Os Piratas

Depois de levantar o troféu em 2025, o Bloco Os Piratas volta à avenida com muita expectativa e torcida empolgada. Agora em busca do bicampeonato, o tema deste ano será ‘Empurra Pinga no Folião Que Hoje tem Revelação’, uma proposta voltada para os foliões que fazem o arrastão, a tradicional festa atrás do trio.

Um enredo também irá celebrar a força da cachaça como símbolo cultural e elemento mágico da folia, capaz de contagiar, libertar e revelar personagens na avenida carnavalesca.

Atual campeão do grupo Irreverentes, bloco Os Piratas vai em busca do bi no Carnailha 2026. Foto: Sidney Simas

Ouça os temas

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Parintins leva as marchinhas e os sambas-enredo do Carnailha às principais plataformas digitais, ampliando o acesso do público às músicas que vão embalar a festa em 2026.

O álbum ‘Carnailha 2026’ é composto pelas as marchinhas dos blocos:

Carnaval Amazônico

O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cerca de 8 mil quelônios são devolvidos ao Rio Jauaperi, entre Roraima e Amazonas: recorde na região

O Projeto Bicho de Casco mobiliza integrantes de seis comunidades ribeirinhas para proteção dos quelônios na região.

Leia também

Publicidade