Carnailha: Carnaval de Parintins se torna Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas

O evento é o segundo maior do calendário cultural e turístico de Parintins e o maior Carnaval do interior do Amazonas.

O segundo maior evento do calendário cultural e turístico de Parintins, e o maior Carnaval do interior do Amazonas, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado. A sanção governamental ocorreu esta semana, atendendo ao Projeto de Lei impetrado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).


Conhecido como Carnailha, trata-se de uma expressão da identidade cultural do povo parintinense, que mistura elementos do boi-bumbá, do samba e de outros ritmos regionais e nacionais. 

“O evento é uma forma de preservar e divulgar as tradições locais, bem como de integrar e diversificar as manifestações culturais do Estado”, destaca Mayra Dias na justificativa.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Parintins

O evento, tradicionalmente realizado no domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval, surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região. Além de gerar emprego e renda para o município, o Carnailha movimenta a economia local.

Para a deputada, o Carnailha como Patrimônio Cultural e Imaterial reconhece a relevância e o valor desse evento para a cultura amazonense.

“Como Patrimônio do Amazonas, garantimos a proteção, valorização e promoção do Carnailha”, 

assegura.

Edição 2024 

Este ano, o Carnailha acontece nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a partir das 17h. Nos três dias, a festança será na Avenida Paraíba, no Centro da ilha Tupinambarana. A entrada é gratuita.

No domingo (11), os blocos que vão desfilar na Chave dos Irreverentes são: As Tiazinhas, Invasão na Folia, Lagarto Salgado, Chitara da Chapada e Os Piratas.

Foto: Yuri Pinheiro

Já na segunda-feira (12), o público vai conferir o desfile da Chave Especial com a participação dos grupos Ursos Polares, Fax Club, Rubo Negro, Unidos do Itaúna, Império dos Palmares e Bad Boy.

A Ilha Tupinambarana também tem a sua própria versão do Carnaboi. O evento que acontece na terça-feira (13) encerra a programação do Carnailha. Na ocasião, os toadeiros dos bumbás Garantido e Caprichoso comandam a festa nos trios na Avenida Paraíba. 

*Com informações da Aleam

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saiba quais são as 9 construções mais antigas da Amazônia

Em cada cidade da Amazônia Legal existe ao menos uma construção que exala a história local a partir da colonização.

Leia também

Publicidade