Festival da Fruta Amazônica vira atração nas escolas de Iquitos e Punchana, no Peru

Segunda edição do festival promove a divulgação do valor alimentar e cultural das frutas amazônicas na cidade e distrito peruanos.

Foto: Divulgação/IIAP

O Instituto Peruano de Pesquisa da Amazônia (IIAP), uma entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente do Peru, realiza o Festival da Fruta Amazônica nas escolas de Punchana, distrito peruano localizado na Província de Maynas, na Região de Loreto. A atividade busca divulgar o valor alimentar e cultural dos frutos amazônicos, mostrar preparações ancestrais e inovadoras e promover ideias empreendedoras que possam contribuir para a economia familiar.

Na instituição primária La Imaculada, em Punchana, cada sala dos turnos da manhã e da tarde escolhia um aluno para representar o fruto que ela pesquisava. Na passarela, foram avaliados o conhecimento dos frutos, a criatividade do traje, a mensagem da conservação florestal e a apreciação da cultura amazônica, entre outros aspectos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Essa foi a primeira fase da escola. Na próxima etapa, marcada para o dia 6 de novembro, alunos, famílias e professores apresentarão os frutos, seus derivados e as formas de consumi-los à comunidade escolar.

Festival das Frutas Amazônicas, nas escolas peruanas. Foto: Divulgação/IIAP
Festival das Frutas Amazônicas, nas escolas peruanas. Foto: Divulgação/IIAP

Além disso, em Punchana, o Programa de Intervenção Precoce da Educação Básica Pública destacou sete frutas amazônicas com um concurso de pintura de dedos em seu aniversário. Alunos, pais, professores e jurados participaram, falando sobre os benefícios desses alimentos.

Antes desse dia, as escolas da Sagrada Família, em Belén, e Melvin Jones, em Iquitos, realizavam atividades internas. A primeira exibiu 15 frutas em 28 de agosto, e a segunda, 28 frutas em 4 de setembro. Em ambos os casos, eles compartilharam para degustação com sua comunidade educacional.

Leia também: Pesquisa peruana promove uso sustentável do buriti

Festival das Frutas Amazônicas

Nesta edição, o IIAP trabalha com os programas EDUCCA dos quatro municípios de Maynas (Iquitos, Punchana, Belén e San Juan Bautista). A Direção Regional de Educação de Loreto e a Área de Recursos Naturais e Gestão Ambiental do Governo Regional de Loreto também participam.

*Com informações do IIAP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Área desmatada da Reserva Jaci-Paraná, em Rondônia, já equivale a 210 mil campos de futebol

Em meio a ameaças contra extrativistas, a RESEX Jaci-Paraná já teve 76% de área desmatada.

Leia também

Publicidade