Conheça 10 frutas exóticas encontradas na Amazônia

Com 5,5 milhões de quilômetros de pura diversidade, a Amazônia é rica em frutos, alguns exóticos e outros que só são encontrados nesta área
 
 Com uma área de 5,5 milhões de quilômetros, uma imensidão de floresta, grande diversidade de espécies da flora e fauna, a Amazônia também é rica em frutos, alguns exóticos e outros que só são encontramos nessa vasta área, que perpassa nove países da América do Sul. Conheças algumas das frutas amazônicas:
 
Abiu

Quando madura tem a casca amarelada. Ao abrir o fruto libera um leite viscoso e branco que adere aos lábios. A semente é envolta em uma polpa adocicada e branca. É rico em vitamina B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras.  

Foto: Divulgação
 

Araçá-boi

Também conhecido como araçá-do-sertão, é um fruto arredondado, quando está maduro é de cor amarelada. Tem polpa consistente e envolvida por várias sementes, tem cheiro característico e é azedo.  

Foto: Divulgação
 
Bacaba

Um fruto também parecido com o açaí, no entanto mais oleosa. Tem a polpa extraída para produção do “vinho”, comumente encontrado nas feiras das principais cidades amazônicas.  
Foto: Reprodução/Flickr
 
Bacuripari 

Tem a polpa branca e ácida, cheiro e gosto fortes. É comumente encontrada na forma de cremes, doces e sucos. 

Foto: Divulgação
 
Camapú (Physalis)

No formato de uma esfera, envolta em uma proteção, com a polpa envolta em sementes. A fruta é saborosa, e é mais comum ser encontrada na forma de doces, sorvetes, cremes e bombons.   

Foto: Divulgação
 
Camu-camu 

É arredondada e tem a coloração roxa escura quando está maduro. A polpa é aquosa e envolve a semente. Tem alto valor nutritivo e concentração de Vitamina C superior ao da acerola.  

Foto: Divulgação
 
Cubiu 

Também conhecido com maná-cubiu ou tomate-de-índio, é um fruto cítrico usado como alimento, medicação e cosmético. Facilmente encontrado na forma de sucos, doces, geleias e tira gosto.  

Foto: Divulgação
 
Inajá

O fruto é de coloração amarelo-claro, tem polpa pastosa e fibrosa, suculenta, oleosa e de aroma forte.  

Foto: Reprodução/Flickr
 
Ingá

É um fruto comprido, que contém as contém as sementes escuras envolvidas por uma polpa branca e comestível.  

Foto: Divulgação
 
Mari-mari (umari)

Tem sabor e aroma forte. Pode ser encontrado na coloração roxo-escuro e amarelo-laranja. É rico em vitamina A, fibras, carboidratos, óleos e proteínas. 

Foto: Divulgação 
 
Pajurá

Tem a polpa doce, espessa, oleosa, de alaranjada e comestível, e tem forte cheiro.  

Foto: Divulgação
 
Patauá

Vendido em algumas cidades como “parente” do açaí, o  patauá é um fruto comestível rico em óleo, que também é usado como medicação e cosmético.  

Foto: Reprodução/Flickr
 
Pepino do mato
De coloração branca, textura consistente, o fruto é leitoso e pegajoso. Para consumo é necessário a extração do látex, que pode ser batendo no fruto ou deixando-o na geladeira por 12 horas.  
Foto: Divulgação
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

5 novos sítios rupestres são identificados na APA Serra do Lajeado, no Tocantins

Os novos sítios rupestres serão cadastrados junto ao Iphan. Um sítio cerâmico foi localizado em situação de risco, exigindo o resgate do material para evitar sua destruição.

Leia também

Publicidade