Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia
‘Financiando a Transformação Digital para o Crescimento Sustentável da Amazônia’. Foi com esta temática que o painel 10, último da edição de 2024 do Amazon On, encerrou a programação.
Mediado pelo mestre em Economia e Superintendente de Competição da Anatel, João Marcelo Mello da Silva, o painel contou com a participação do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Guillermo Alarcón, e do representante do Banco Mundial, Luciano Charlita.
Guillermo Alarcón comentou sobre a semelhança de problemas entre Brasil e México, país de sua nacionalidade, com relação à administração de área e o quanto isso se torna desafiador.
“Eu sou mexicano e os desafios do México são similares com o Brasil por extensão. Um país com extensão continental tem essa característica e é muito desafiador, principalmente em questões climáticas”, afirmou.
Já Luciano Charlita ressaltou a importância de se promover ações no ecossistema amazônico que possam incentivar o crescimento regional de forma sustentável.
“O Banco mundial tem 15 mil funcionários em 182 países e é difícil conversar. Mas a gente conseguiu juntar a prática de energia com a prática de digital e fazer algo novo. Então, tem muito espaço para melhorar, tem muito espaço para ser sustentável”, comentou Charlita. Para ele, um Estado extenso como o Amazonas possui a oportunidade de tornar a sustentabilidade um “motor” para alcançar bons resultados.