No Pará: Festival de Chocolates, Flores e Joias será em clima de Arraial dos Namorados

Reunir música, romance e a alegria das festas juninas é a proposta da 2ª edição do Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia, no Espaço São José Liberto, que abriga o Polo Joalheiro do Pará e a Casa do Artesão, no bairro do Jurunas, nos próximos dias 7 e 8 de junho (sexta-feira e sábado), das 09 às 18 h. A entrada é franca. Dez empresas que produzem chocolate genuinamente paraense, da amêndoa à barra, 20 produtoras de bombons regionais (bombonzeiras) e 12 produtores de flores e produtores de joias comercializarão seus produtos no evento.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) é realizadora do Mini Festival, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Turismo e Mineração (Sedeme), com apoio de outros órgãos estaduais.

O governo estadual, por meio da Sedap, apoia a comercialização de espécies de flores e plantas ornamentais, em arranjos, envasados ou terrários. A coordenadora do Programa de Floricultura da Sedap, Dulcimar Melo, informa que a diversidade de produtos inclui, entre outros, orquídeas, flores em vasos, plantas para jardim, cactos, suculentas e os terrários.

Foto: Divulgação


Economia forte

O titular da Sedeme, Iran Lima, frisou que a Secretaria conduz a política de desenvolvimento econômico do Pará, para todos os segmentos empresariais, e fortalece o empreendedorismo. “Além da Política de Incentivos Fiscais, que tem como principal finalidade beneficiar projetos que atendam aos objetivos estratégicos do governo e estejam alinhados com as diretrizes das cadeias produtivas prioritárias, que a médio e longo prazo tornarão a economia paraense mais forte e diversificada, a Sedeme desenvolve iniciativas de estímulo ao setor produtivo, como o incentivo ao empreendedorismo, criando oportunidades de divulgação e comercialização para os produtos locais. É essa a concepção dos festivais”, destacou Iran Lima.

Grande parte das empresas produtoras de chocolate no Pará exporta sua produção, mas o consumo local vem aumentando, e há, também, uma ótima aceitação em São Paulo (SP), Estados Unidos e países da Europa.

Segundo a coordenadora de Mercado da Sedeme, Luciana Centeno, as mini edições que ocorrem no Polo Joalheiro (houve a edição de estreia para o Dia das Mães, e agora a segunda, para o Dia dos Namorados), são mobilizadoras para o grande Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia, marcado para setembro. “A ideia é ampliar a visibilidade dos produtos genuinamente paraenses e, claro, envolver Belém e os turistas na expectativa para os já tradicionais Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia e o Florpará, promovidos pelo Governo do Estado. Este ano, esses eventos vão ocorrer de 19 a 22 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia”, informou a coordenadora.

A iniciativa dos minis festivais e do evento maior, em setembro, é uma articulação do Governo do Pará, por meio da Sedap, Sedeme, Secult (Secretaria de Cultura), Codec (Companhia de Desenvolvimento do Estado) e Igama (Instituto de Gemas e Joias da Amazônia), instituição que administra o Espaço São José Liberto. O Sebrae Pará é parceiro da iniciativa, com toda sua experiência e conhecimento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade