Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

ODS 9 e as estruturas inovadoras pelo desenvolvimento sustentável

b2ap3_large_177053-voce-sabe-como-tornar-a-sua-industria-sustentavel-descubra-aqui-1000x600-_20220620-142715_1

Quando falamos de investimento em infraestrutura e inovação, imaginamos as mais diversas construções para atender a população mundial, assim como o crescimento de indústrias e tecnologias da informação e comunicação.

Sim! Tudo isso é muito importante, mas hoje quero chamar atenção para infraestruturas inovadoras que despontaram como fortes aliados para concretização do objetivo 9 (nove) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O nono objetivo trata especialmente sobre Indústria, Inovação e Infraestrutura. Podemos dizer que o foco é na geração de valor.

A infraestrutura deve ser entendida de modo amplo, que vai desde a construção de porto e aeroportos até espaços de inovação e desenvolvimento.

Recentemente tive a oportunidade de tirar do papel o projeto de um espaço de inovação aberta que visa receber parceiros dos diversos níveis da sociedade para conversas, debates, oficinas e treinamentos que passam por temas como meio ambiente, educação e tecnologia. 

Que experiência incrível, ter um espaço que vai reunir pessoas, propósitos e ideias por um fim único: o desenvolvimento econômico da região. Assim nasceu o Acelera Hub Space, um espaço para conexões, desenvolvimento e crescimento que passa pela formação de crianças para o mundo da inovação até o educador que precisa rever seus conceitos sobre o modelo tradicional de ensino. No mundo todo, vários hubs fazem esse papel e contribuem com os ODS e especialmente o nove. São infraestruturas destinadas a conectar valor e desenvolver pessoas.

Para esta coluna, convidei a Raissa Almeida, do Impact Hub Manaus, para contar um pouco sobre a presença do ODS 9 nas ações pelo desenvolvimento da região.

O Impact Hub Manaus e a promoção de infraestrutura inovadora, inclusiva, sustentável e de qualidade fortalecendo a cultura de trabalho compartilhado (coworking)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados como um apelo global à ação e se mostram como um guia prático muito eficiente, abordando diversas áreas de atuação e orientando por onde começar e quais iniciativas podem ser tomadas para fazer parte deste movimento.

A iniciativa privada vem caminhando nessa direção, reconhecendo cada vez mais sua função e responsabilidade social. Nesse sentido, identificamos empresas se reinventando para dar a sua contribuição para o alcance das metas globais, bem como temos visto um número crescente de iniciativas privadas que já nascem com esses objetivos como parte do seu DNA, como sua missão e propósito, o verdadeiro motivo pelo qual elas nasceram. São negócios chamados negócios de impacto, que estão cada vez mais ganhando volume no mercado e mostrando a potencialidade de ter a sustentabilidade e o impacto social como cerne do seu empreendimento.

Hoje queremos falar sobre um exemplo bem prático de uma empresa aqui na nossa cidade que já nasceu atuando em diferentes ODS, mas mais especificamente da sua atuação junto ao objetivo n. 9, que é o Impact Hub Manaus.

O Objetivo n. 9 nos fala sobre o papel fundamental da indústria, inovação e da infraestrutura e sobre como iniciativas de:

- adoção de tecnologias e processos limpos;

- apoio ao desenvolvimento tecnológico;

- fortalecimento da pesquisa científica e inovação;

- aumento do acesso à tecnologias de informação e comunicação;

- industrialização inclusiva e sustentável;

- modernização e desenvolvimento de infraestrutura de qualidade e sustentável;

- apoio ao desenvolvimento econômico e ao bem estar humano;

- acesso equitativo a preços acessíveis;

- entre outras, podem promover um desenvolvimento sustentável.

O Impact Hub Manaus já nasceu com uma proposta de infraestrutura inovadora e sustentável e com o objetivo de promover um espaço compartilhado e colaborativo que unisse iniciativas de impacto e permitisse a partir daí o surgimento de novas formas de fazer negócio, logo, promovendo o desenvolvimento econômico, o bem estar e gerando grandes mudanças positivas.

Aí você pode estar se perguntando: Ok, então como exatamente o Impact Hub promove uma infraestrutura inovadora e sustentável e o desenvolvimento econômico focos do ODS 9?

Foto: Divulgação/Impact Hub

Simples, por meio de espaços de trabalho compartilhados, também conhecidos como espaços de coworking, confiáveis e de qualidade. Espaços compartilhados nos permitem multiplicar o número de pessoas utilizando a mesma infraestrutura, diminuindo assim o volume do impacto causado por ela. Atualmente o Impact Hub Manaus conta com mais de 30 empresas compartilhando o mesmo espaço de trabalho, isso significa, estrutura física, mobília, copa, internet, água, energia, além de limpeza, estacionamento, entre outros. Agora imagine se cada uma dessas empresas fosse ter o seu próprio escritório, o impacto multiplicado que isso significaria.

Além disso, precisamos falar da economia que um espaço compartilhado representa, pois os custos individuais de uma estrutura própria são altíssimos, então estamos falando em "rachar a conta", compartilhar custos e bens que seriam utilizados esporadicamente por um pequeno número de pessoas, bem como compartilhar e terceirizar a dedicação e energia exigidas para se manter um espaço, garantindo assim, acesso equitativo e com valores acessíveis. Por este motivo, acreditamos nos espaços de trabalho compartilhados como uma alternativa de infraestrutura sustentável e de futuro.

Foto: Divulgação/Impact Hub

Além da estrutura física, o Impact Hub Manaus materializa o ODS n.9 promovendo o desenvolvimento econômico e o bem estar humano, na verdade, essa é a sua missão, o verdadeiro motivo pelo qual existe e como busca trazer impacto positivo para a nossa região e isso se dá por meio de ações de conexão direcionadas. 

O espaço físico compartilhado já contribui para que as conexões comerciais aconteçam organicamente, mas além disso, são criados momentos específicos, eventos pensados para promover negócios e parcerias, bem como intervenções ativas de cruzamento de demandas e oportunidades entre os membros, fomentando conexões internamente ou com a rede externa e incentivando novas formas de fazer negócios e projetos de maneira colaborativa.

Além disso, fomentamos ainda a criação de uma comunidade, conectando pessoas que possuem uma paixão empreendedora, competência e vontade de criar um mundo radicalmente melhor, uma comunidade de empreendedores e empresários que acreditam que podem fazer a diferença. Existem também os programas específicos de apoio à empreendedores, mas sobre isso teremos a oportunidade de falar mais futuramente.

Assim, o Impact Hub Manaus chegou na cidade em 2016 e está na nossa região para atuar, diretamente com o ODS n. 9, por meio de um espaço inspirador, inovador e sustentável, fortalecendo a cultura de espaços de trabalho compartilhado (coworking), possibilitando que outras empresas também atuem com esse objetivo e apoiando o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação das empresas presentes no seu espaço.

Encontramos à época um público ainda tímido, inseguro sobre essa novidade, mas que hoje entende que faz mais sentido, é mais sustentável, tem mais valor e traz mais benefícios compartilhar uma estrutura física do que fazer isso de maneira individual, por isso hoje contamos com mais de 80 membros residentes e mais de 190 membros virtuais que fazem parte desse ecossistema e desse impacto.

Além disso, temos também outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos por meio do Impact Hub Manaus, seja com projetos, iniciativas, parcerias ou pelos seus próprios membros, mas sobre isso, você terá que aguardar as próximas edições para conferir.

Sobre a autora

Marcya Lira é diretora na Fundação Rede Amazônica (FRAM) e pedagoga. Atua com o tema da Sustentabilidade desde 2014 e atualmente relaciona-se com empresas e organizações que prezam pelas boas práticas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de gerir temas mais amplos como educação e inovação.

*O conteúdo é de responsabilidade da colunista 


Veja mais notícias sobre Echos da Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/