Na imensa bacia hidrográfica do Amazonas, os hotéis flutuantes levam seus hóspedes pelas “estradas fluviais” para pescarias esportivas e turismo de contemplação.
Além da inigualável diversidade de fauna e flora, o Amazonas é também conhecido pela grandiosidade e importância de seus rios, uma das principais formas de transporte no Estado e capazes de prover sustento, mudar as paisagens e o modo de vida da população local. Nessas estradas fluviais, destacam-se os barcos-hotel como opção de hospedagem para os viajantes e turistas.
Na imensa bacia hidrográfica da região, os hotéis flutuantes levam seus hóspedes a uma experiência única de imersão pela floresta, com estruturas completas para proporcionar conforto e comodidade enquanto atividades voltadas para o turismo de natureza, pesca esportiva e turismo de contemplação são realizadas.
Foto: Divulgação/Amazonastur
Para os amantes da pesca esportiva, os barcos-hotel se destacam pela mobilidade em diferentes áreas de pesca, como afirma o empresário do ramo, Leonardo Leão: “O principal diferencial de um barco-hotel é o conforto e conveniência. Você tem academia, lavanderia, spa, piscina, bar, uma gastronomia de excelência, tudo isso com mobilidade. Você pode levar tudo isso para qualquer área em que o pescador precise exercer sua atividade”.
Foto: Divulgação/Amazonastur
Já para os apaixonados por natureza, e que procuram por turismo de contemplação, os barcos-hotel são ideais por proporcionarem a observação de locais ainda pouco explorados.
“A Amazônia é feita para imersão a bordo, desbravando e conhecendo cada novo lugar por nossos rios. O deslocamento possibilita aos visitantes terem a cada manhã um amanhecer diferente. A liberdade e mobilidade de um barco-hotel no Amazonas é fundamental para uma experiência completa”, afirma a gerente de viagens Débora Mota.
Foto: Divulgação/Amazonastur
Desde 2019, o Ministério do Turismo reconhece os barcos-hotel como meios de hospedagem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), programa que promove o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O sistema é um meio de consulta para o turista, que pode confirmar a qualidade e segurança do serviço turístico escolhido.