O ponto mais alto do Brasil fica na Amazônia

Conhecido pelos Yanomami como Yaripo, o Pico da Neblina possui 2.994 metros de altitude e fica localizado na fronteira com a Venezuela.

O ponto mais alto do Brasil, Yaripo, é na Amazônia. Yaripo é como os indígenas Yanomami chamam o Pico da Neblina, e o nome indígena significa “montanha do vento”. Ele fica localizado no segundo maior parque brasileiro, o Parque Nacional (PARNA) Pico da Neblina, no Amazonas, e é nacionalmente conhecido pelo mesmo nome.

Com 2.252.616,84 hectares, o PARNA Pico da Neblina é uma Unidade de Conservação (UC) brasileira, criado em 5 de junho de 1979. Atualmente é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e fica localizado na fronteira com a Venezuela, onde é conhecido como o Cerro La Neblina Nacional. O território está distribuído nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

A montanha possui 2.994 metros de altitude, o que chama a atenção de cientistas e pesquisadores, além de turistas de vários lugares do mundo. Está situada no noroeste do Estado e possui formato triangular, fato que o leva a ser considerado também a trilha mais difícil do Brasil.

Pico da Neblina. Foto: Flavio Bocarde/ICMBio

Chegar ao local é possível por duas formas: via fluvial ou aérea, deslocando-se até o município de São Gabriel da Cachoeira. A partir daí, a expedição é realizada com a ajuda de agências de turismo credenciadas. Ao todo, o tempo total de expedição é em torno de 15 dias.

A trilha de caminhada tem seu início depois de Maturacá, em uma uma altitude de 150 metros. Para chegar e passar pela base antiga do Pico da Neblina, o terreno é extremamente difícil, com muitas subidas e descidas, pântanos. Geralmente dorme-se em redes com uma estrutura improvisada de lona de plástico em todos os pontos da trilha, onde é possível pernoitar. 

A distância total da trilha até o topo é de 36 quilômetros. O tempo de caminhada entre um ponto e outro de pernoite varia em torno de três a sete horas, dependendo do ritmo do grupo.

Turismo 

O parque havia sido fechado para visitação e uso público por recomendação do Ministério Público Federal a partir de 2003, por prática de turismo desordenado, causando impactos socioambientais relevantes para a população que mora no local e ao meio ambiente.  

Foto: Reprodução / ICMBio

Depois de várias etapas para a construção do plano de visitação, foram realizadas melhorias de infraestrutura na trilha e na comunidade, e firmadas parcerias comerciais com operadoras de turismo. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou em 11 de maio de 2018 a portaria liberando o turismo. 

O ‘Plano de Visitação Yaripo – Ecoturismo Yanomami’ foi apresentado pelos Yanomami em julho de 2017. A reabertura da visitação estava prevista para acontecer em abril de 2020, mas com a chegada da pandemia de Covid-19 foi necessário aguardar o avanço da vacinação. 

A primeira expedição estava prevista para acontecer no dia 23 de janeiro de 2022, entretanto, devido ao alto número de contaminações por Covid-19, a partir da variante Ômicron, a viagem teve que ser adiada para o fim de março.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade