Airão Velho ganha nova trilha para visitação turística da Cachoeira de São Domingos

Trilhas para visitação das ruínas, localizadas no Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, no Amazonas, foram revitalizadas. 

A vila de Airão Velho, antiga sede do município de Novo Airão, no Amazonas, conta agora com uma trilha de três quilômetros para visitação turística da Cachoeira de São Domingos. O manejo da trilha faz parte do projeto ‘Caminhos do Rio Negro‘, que percorre diversas Unidades de Conservação (UC) do Mosaico do Baixo Rio Negro, para implementar trilhas de terra firme e aquáticas na região.

Airão Velho foi o primeiro povoado fundado por portugueses na região, em meados de 1690. Viveu o auge e o declínio do ciclo da borracha, tornando-se apenas ruínas de um local que antes guardava uma cidade próspera no meio da Amazônia. Atualmente, suas ruínas são ponto turístico na região.

Foto: Reprodução/Secom AM

“Airão Velho surpreende por suas estruturas permanecerem erguidas, sendo hoje muito procurada para o turismo histórico da região. O manejo de trilhas faz parte de um trabalho para fortalecer a visitação na área, que fica dentro do Parque Estadual do Rio Negro Setor Norte, gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)”, disse o gestor da área, Jaime Gomes.

O trabalho de manejo de trilhas é realizado em parceria pela Sema e Secretaria de Turismo de Novo Airão, no âmbito da Rede Brasileira de Trilhas. ‘Caminhos do Rio Negro’ é uma rede de trilhas de longo curso, com aproximadamente 630 quilômetros de extensão, que percorre diversas UC pelos municípios de Manaus, Iranduba, Novo Airão e Barcelos.

Entre os dias 1º e 3 de agosto foi realizada a limpeza, manejo e sinalização das trilhas. 

“É uma trilha histórica que está sendo reativada. Quando a vila ainda estava ativa, há relatos de que pessoas iam de carroça para frequentar a cachoeira. Agora começaremos uma nova fase, para melhorar a estrutura para os futuros visitantes e ampliar o ordenamento turístico de Airão Velho como um todo”, 

finalizou Jaime.

Com a nova trilha, a Cachoeira de São Domingos já está aberta ao público para visitação. Entretanto, o espaço ainda passará por melhorias na estrutura, com a instalação de passarelas em áreas alagadas.

Interessados em visitar o local podem procurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), para buscar orientações de condutores ou guias credenciados sobre a visita à Unidade de Conservação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade