4 rotas turísticas para explorar em Porto Velho

O cronograma conta com pontos que reúnem registros da história da capital de Rondônia, assim como locais de lazer e descontração.

Porto Velho, é uma das cidades amazônicas onde é possível ainda ver as marcas históricas. E elas são uma das atrações turísticas que mais atraem visitantes. Mas muito além, locais de lazer e descontração também fazem parte dos roteiros para quem quer conhecer a cidade e agora é possível acompanhar rotas para passeios na capital rondoniense.

O levantamento é baseado em informações repassadas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Confira:

Rota das Águas

Balneários são passeios muito procurados em Porto Velho, sobretudo em um dia de sol e calor. Alguns dos mais conhecidos são: Balneário Cachoeirinha, Balneário Rio das Garças e Balneário Jalapão.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Rota Histórico Cultural 

A Rota Histórico Cultural de Porto Velho reúne uma caminhada pela arte, arquitetura e até pela gastronomia rondoniense. Conta com atrações como: 

As Três Caixas d’Água: Também chamadas de ‘Três Marias’, as caixas d’água foram as responsáveis pelo abastecimento de Porto Velho até a desativação no fim dos anos 1950. Uma curiosidade histórica é que nem sempre as três estiveram juntas.

Casa de Cultura Ivan Marrocos: Na esquina próxima às Três Caixas d’Água está a Casa de Cultura Ivan Marrocos. O visitante pode conhecer a casa por conta própria ou solicitar o acompanhamento. Todo o serviço é gratuito.

Museu da Memória Rondoniense: está localizado na rua Dom Pedro II, bairro São Cristóvão. Ele possui o maior acervo do estado com artefatos arqueológicos, geológicos e paleontológicos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Circuito das Artes 

O Circuito das Artes de Porto Velho reúne uma série de atrações culturais para a população. O roteiro inclui a segunda maior cidade cenográfica do Brasil e o segundo maior presépio monumental do mundo.

Também inclui museus como o do Parque Natural de Porto Velho, que conta com um museu biológico com várias peças de animais de diferentes espécies em taxidermia, fósseis, borboletas, amostras de plantas prensadas secas (exsicatas) e de peças de madeira recortadas (xilotecas).

Museu Internacional do Presépio. Foto: Jheniffer Núbia/g1 Rondônia

Rota Ferroviária 

A Rota Ferroviária reúne uma caminhada pelos trilhos, locomotivas e áreas da administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Mas muito além de pontos turísticos, segundo informações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), os locais ajudam a entender a História de como o Estado de Rondônia começou.

Uma dica extra é aproveitar a viagem pela capela para visitar o Memorial Rondon, onde estão disponíveis à população mais de 400 peças do acervo histórico rondoniense, um filme de seis minutos contextualizando as aventuras de Marechal Rondon e um aparelho de telégrafo.

Foto: Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade