Parintins para o mundo ver: 4 documentários que retratam o Festival dos bois-bumbás

Documentários sobre o Festival de Parintins oferecem um vislumbre detalhado e emocionante desse espetáculo, explorando suas raízes históricas, culturais e a paixão que move seus participantes.

O Festival Folclórico de Parintins, realizado na cidade homônima no Amazonas, é um dos eventos culturais mais importantes e emblemáticos do Brasil. Celebrado anualmente no final de junho, o festival é conhecido por sua competição entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso, que disputam a preferência do público em apresentações grandiosas de música, dança e arte.

Em função da sua importância cultural, vários registros tem sido realizados no decorrer dos anos, gerando documentários sobre o Festival que oferecem um vislumbre detalhado e emocionante desse espetáculo, explorando suas raízes históricas, culturais e a paixão que move seus participantes. Confira:

‘Parintins – Jungle Magic’

‘Parintins – Jungle Magic‘ é um documentário de 71 minutos que aborda os aspectos técnicos, artísticos, musicais e principalmente humanos da preparação e a realização do Festival de Parintins. Foi filmado no Amazonas entre abril e junho de 2004.

Onde assistir? Prime Vídeo e Looke

Mestres da toada

Gênero musical dos bumbás Garantido e Caprichoso no Amazonas, a toada dita o ritmo do Festival Folclórico de Parintins. O processo de composição das letras e da música é mostrado em ‘Mestres da Toada’, documentário sobre o grupo Toada de Roda.

Oito artistas foram entrevistados, entre eles Raimundo Azevedo, conhecido como ‘Rei’, do Boi Caprichoso, responsável por introduzir a chamada e o berrante para o personagem amo do boi. Outro é JP Galeto, neto de Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido, mestre que mantém o som do atabaque presente nas toadas de boi bumbá.

O projeto foi contemplado no Prêmio Amazonas Criativo, por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), e a Prefeitura de Parintins.

Onde assistir? Facebook

A Vida de Raimundo Muniz no Festival de Parintins

O documentário ‘A Vida de Raimundo Muniz no Festival de Parintins’ conta a história deste personagem que foi um dos principais idealizadores da festa folclórica que hoje é reconhecida internacionalmente, e em 2018, tornou-se Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Ao longo de aproximadamente 25 minutos, são ouvidos familiares, historiadores e amigos de Raimundo Muniz, além de torcedores dos bois, que ajudam a contar a sua trajetória na gênese da festa de Garantido e Caprichoso e a dimensão que o festival tomou ao longo dos anos.

Onde assistir? YouTube

O Festival é a vida do povo que vive

O documentário surgiu diante em um período inédito no Mundo e também para a cidade de Parintins no Amazonas. A Pandemia (Covid-19) esta destruindo os sonhos de pessoas que trabalharam o ano inteiro para realizar o Festival de Parintins 2020.

A produção segue as pessoas de grande importância para o maior evento folclórico do Mundo acontecer. São famílias que sobrevivem desse festival, muitas tem nele como o motivo da sua profissão e sua única fonte de renda.

O documentário reúne quem está por trás dessa festa grandiosa que movimenta Parintins de abril a julho e ultrapassa fronteiras para todo o Brasil e Exterior.

Onde assistir? YouTube

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

“Que show da Xuxa é esse”? Conheça as ‘cópias’ peruana e colombiana da rainha dos baixinhos

Diversas apresentadoras ganharam programas próprios, seguindo o mesmo perfil da rainha dos baixinhos brasileiros. Algumas dessas 'cópias' se destacaram em países amazônicos.

Leia também

Publicidade