Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

"Rei do Beiradão": Teixeira de Manaus morre aos 79 anos; personalidades se manifestaram nas redes

teixeira-de-manaus_foto-divulgaca_20240118-200857_1
Foto: Divulgação

Precursor do beiradão, importante movimento musical amazonense, o saxofonista Rudeimar Soares Teixeira, popularmente conhecido como "Teixeira de Manaus", faleceu na capital amazonense nesta quinta-feira (18) , aos 79 anos. O artista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde dezembro de 2023, em tratamento de um tumor na hipófise, mas não resistiu.

"Teixeira de Manaus" ficou conhecido em função do movimento beiradão, estilo musical que mistura diversos ritmos como o carimbó, merengue, lambada, cumbia, forró, salsa, xote e música latina.

Ele foi um dos maiores vendedores de LPs no Brasil durante a década de 1980. Sua fama lhe rendeu apresentações e shows em todo o país, tendo seus discos produzidos por gravadoras do Rio de Janeiro e São Paulo. Sua fama veio, basicamente, das "festas de beiradão", sendo idolatrado pelos ribeirinhos e admirado pela mídia de então.

Em nota, artistas e entidades se manifestaram. A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, afirmou que "Teixeira de Manaus foi um grande expoente da nossa música regional, referência da música de "beiradão", e deixou sua marca na nossa cultura".

 O senador Plínio Valério e o governador Wilson Lima também se manifestaram por meio do X (antigo Twitter):

Confira outras entidades que manifestaram condolências:

"Teixeira de Manaus"

Rudeimar Soares Teixeira, o "Teixeira de Manaus", nasceu em 8 de dezembro de 1944, em uma comunidade ribeirinha chamada Costa Catalão, pertencente ao município de Manaus na época, atual município de Iranduba.

O saxofonista foi homenageado pela Banda do Boulevard, com o tema "Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção", em 2023.

Veja mais notícias sobre MúsicaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/