‘Amazônia para Sempre’: Museu Goeldi recebe honraria da Câmara Municipal de Belém

No dia em que completa 159 anos de existência, o Museu Goeldi recebe da Câmara Municipal de Belém a outorga do título ‘Amazônia para Sempre’.

Foto: Reprodução/Embratur

O Museu Goeldi recebe o diploma ‘Amazônia para Sempre’, honraria que ressalta a vanguarda da instituição sesquicentenária na produção e divulgação de conhecimentos sobre e na Amazônia, nesta segunda-feira (6). A sessão especial acontece às 9h, no auditório Eduardo Galvão, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

No dia em que completa 159 anos de existência, o Museu Goeldi recebe da Câmara Municipal de Belém a outorga do título ‘Amazônia para Sempre’. A homenagem foi proposta pelo Vereador Rodrigo Moraes, estabelecida por meio do Decreto Legislativo nº 011/2025 e busca reconhecer o pioneirismo da instituição científica na produção da ciência na Amazônia, destacando a construção do conhecimento interdisciplinar, relevante, impactante e inovador do MPEG ao longo destes anos. 

Leia também: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi: conheça o primeiro parque do gênero no país

encontro sobre mudanças do clima acontece em belem no museu goeldi
Foto: Divulgação/Museu Goeldi

Importância do Museu Goeldi

Com acervos de grande valor científico, o museu paraense é referência em estudos sobre a sociobiodiversidade amazônica, além do trabalho de formação de novos pesquisadores na região, com programas de pós-graduação em Botânica Tropical (PPGBOT), Zoologia (PPGZOO)Ciências Ambientais (PPGCA)Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBIONORTE)Biodiversidade e Evolução (PPGBE) e Diversidade Sociocultural (PPGDS). Outros projetos de cunho educacional, como o Clube do Pesquisador Mirim e o Museu de Portas Abertas, estimulam o interesse do público infanto-juvenil pela ciência desde cedo. 

O decreto também ressalta o relacionamento do museu com os mais diversos setores da sociedade, promovendo parcerias institucionais com outras organizações e fomentando debates junto aos povos indígenas e comunidades tradicionais, contribuindo assim para a resolução de demandas históricas e construção de alternativas sustentáveis na Amazônia. 

O diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Júnior, ressalta o pioneirismo da instituição, lembrando que a ciência na Amazônia começou com o museu. Pontua ser emocionante receber o reconhecimento vindo da Câmara Municipal de Belém. 

“É uma honra muito grande para o Museu Paraense Emílio Goeldi receber esse título. Somos uma instituição federal, mas estamos localizados na cidade de Belém, que, no sentido da COP, passa a ser a capital do Brasil e a capital climática do mundo. Então, nesse contexto de Amazônia, da importância estratégica da cidade de Belém, no entendimento e procura de mitigação das mudanças climáticas, o Museu Goeldi tem uma tradição de 159 anos produzindo ciência e comunicando ciência na Amazônia e para amazônidas”.  

O vereador Rodrigo Moraes destaca a relevância da honraria para a instituição, mas sobretudo para a cidade de Belém. “Esse diploma é entregue às entidades públicas e privadas que se destacam por sua atuação profissional e busca incentivar a preservação e manutenção do meio ambiente. É uma honra para a cidade de Belém ter o Museu Emílio Goeldi como referência da ciência, do desenvolvimento sustentável e da garantia da defesa intransigente da nossa Amazônia”.

Além da solenidade, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi vai abrir para o público em geral normalmente, das 9h às 15h e com entrada gratuita em comemoração aos 159 anos.

*Com informações da Agência Museu Goeldi

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade