Estudantes criam maquiagem natural inspirada na cultura indígena Wajãpi

A maquiagem tem como base o urucum, vitamina E e óleo de pracaxi, que possuem propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Foto: Crystofher Andrade/Rede Amazônica AP

Um projeto desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) uniu tradição em inovação ao criar uma linha de maquiagem natural inspirada na cultura indígena Wajãpi. A ideia é apresentada na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Amapá, realizada no Sebrae, em Macapá, até dia 22 de outubro.

Leia também: Terra Indígena Wajãpi: a resistência na floresta do Amapá

Após pesquisas, o grupo conheceu o kusiwa, padrão gráfico corporal usado pelos indígenas e reconhecido como patrimônio cultural do Brasil. O símbolo inspirou os alunos a desenvolver um blush multifuncional, feito com ingredientes amazônicos.

Foto: Crystofher Andrade/Rede Amazônica AP

A estudante Laís Tavares, de 22 anos, encontrou na tradição regional uma fonte de inspiração para o projeto acadêmico. Ao observar como as comunidades locais utilizam ingredientes naturais, ela e os colegas decidiram incorporar esse saber popular na pesquisa.

“É muito interessante porque, para eles, é uma forma de proteção para o corpo. Então a gente acabou se inspirando nisso. A gente tem que valorizar os ingredientes da nossa região. Isso também valoriza a cultura do povo que trabalha com isso”, conta a estudante.

Estudantes criam maquiagem natural inspirada na cultura indígena Wajãpi
Foto: Crystofher Andrade/Rede Amazônica AP

Composição da maquiagem

O produto tem como base o urucum, corante natural típico da região, além de vitamina E e óleo de pracaxi, que possuem propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Segundo os estudantes, a tecnologia farmacêutica utilizada garante melhor absorção dos ativos e maior estabilidade da formulação.

“A indústria farmacêutica usa muitos produtos sintéticos, que na maioria das vezes, fazem bastante mal à pele com o tempo. Então a gente achou que seria uma oportunidade muito interessante de utilizar produtos naturais e se diferenciar no mercado, que utiliza muitos produtos de origem do petróleo”, conta.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Foto: Crystofher Andrade/Rede Amazônica AP

*Por Crystofher Andrade, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade