Manaus ganha versão em Lego com ajuda de IA: “Fiquei curioso”, conta fotógrafo

Será que dá certo juntar a paixão por fotografia, brinquedos e o estudo de IA? O jornalista Orlando Camara provou que sim e encantou internautas nas redes sociais com as retratações de Manaus em Lego.

Teatro Amazonas, em Manaus (AM), retratado como brinquedo lego. Foto: Reprodução/Instagram- euorlando

Você já deve ter visto, em algum momento, pecinhas feitas de plásticos e coloridas que, quando encaixadas e montadas em conjunto formam pequenos – ou grandes – objetos, que demandam tempo e paciência de quem as monta para chegar no resultado final.

Esses bloquinhos de plástico são chamados, popularmente, de Lego. Este nome é em referência á uma linha de brinquedos de construção de plástico fabricados pelo The Lego Group, uma empresa privada internacional com sede na Dinamarca, na Europa.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O brinquedo é usado fisicamente, mas inspirou o jornalista Orlando Camara, de Manaus (AM), a criar uma nova versão da cidade com a ajuda da Inteligência Artificial (IA).

Orlando costuma publicar fotografias do dia a dia, principalmente do Centro de Manaus, em suas redes sociais, e aproveitou elas para criar réplicas no formato do brinquedo colorido.

O Portal Amazônia conversou com Orlando Camara para saber de onde surgiu a ideia de transformar o visual da cidade em uma versão lúdica e diferente.

Como nasceu a ideia de criar Manaus em Lego

Segundo o comunicador, ele já fotografava a cidade manauara com o celular desde 2013, pois sempre foi encantado por Manaus. Orlando sempre buscou mostrar o lado mais belo da cidade, segundo ele, com a finalidade de gerar esperança, autoestima e ações positivas em favor do espaço urbano.

Para ele, Manaus, atualmente, está melhor do que naquela época.

“Eu fotografo muito Manaus, a cidade onde eu nasci, onde moro e que eu amo. Ela tem ângulos, perspectivas e momentos do dia incríveis. Adoro o centro antigo, a natureza, os muitos céus de um mesmo dia. Manaus é bem mais bela quando nos permitimos olhar com atenção. E quando a percorremos. Eu adoro passar horas andando por lugares diversos e fotografando”, afirma Orlando. 

A junção da paixão pela fotografia e por sua cidade natal fez Orlando ter uma perspectiva diferente na hora de editar as fotos que capturava, pois não gostava de filtros exagerados que tirassem a naturalidade das fotos.

Camara conta que tem estudado sobre IA e as inúmeras aplicações dela no cotidiano, e editar fotos com comandos de IA era um exercício de um curso que estava fazendo. “Queria desestressar de estatísticas, estudos científicos, dados amostrais e é um mundo completamente novo e com possibilidades inúmeras”, diz o jornalista.

Então, Orlando decidiu experimentar unir suas fotos com a inteligência artificial e sua apreciação por brinquedos de montar, desde criança.

“Fiquei curioso de uma experiência a partir das minhas fotos. E eu sempre gostei das cidades de brinquedo, daquelas lojas em que você tem o trenzinho e os prédios, seja de montar mais tradicionais, como Matchbox, Revell, etc, seja de Lego, que tem uma pegada mais infantil”, explica.

O conjunto da IA com as fotografias retratadas por Orlando atendeu as expectativas que ele tinha:

“Decidi testar um prompt [comando] em algumas IAs para transformar a cidade real das minhas fotos em Lego. No início, os produtos eram desastrosos, mas com o tempo alcancei o resultado que eu queria. E adorei. Me remeteu a um brinquedo mesmo, a uma cidade que a criança sonha para quando for grande. Brincamos com a cidade para ter amor por ela, para que ela cresça conosco”. 

Além das expectativas

O que o jornalista não esperava era a proporção que tomaria o seu experimento: a primeira versão que postou em seu perfil no Instagram (euorlando), há uma semana, já ultrapassou 3 mil curtidas.

“Eu pessoalmente adorei os resultados. E percebo que as pessoas ficam interessadas, a partir das curtidas, compartilhamentos e comentários do meu perfil no Instagram. Mas a dimensão disso tudo eu não consigo ter”, afirma.

Teatro Amazonas de Lego (de verdade!)

Apesar da capital amazonense estar sendo representada por comandos de IA no estilo dos bloquinhos coloridos, você sabia que existe uma maquete em Lego que retrata o cartão postal do Centro Histórico de Manaus, o Teatro Amazonas?

lego
Historiadores nomeiam a cor do Teatro de “cinza azulado”. Foto: Reprodução / Youtube-Secretaria de Cultura do AM

Segundo o historiador Allan Carneiro, a maquete em lego do Teatro Amazonas é uma representação em miniatura do teatro. Composto de cerca de 30 mil peças plásticas, a réplica tem medidas aproximadas de 115cm x 190cm x 105cm.

Produzido pela própria empresa dinamarquesa, que homenageou alguns monumentos arquitetônicos da história humana, a maquete é da década de 1970.

Com a instalação de uma filial da empresa Lego no Polo Industrial de Manaus (PIM), em 1986, o modelo foi enviado para a fábrica em Manaus.

De acordo com Carneiro, em outubro de 1998, a fábrica desativa sua filial na capital amazonense, encerrando assim suas atividades. Assim, a maquete foi doada para a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) em 2001, e desde então está exposta ao público que visita o Teatro Amazonas.

Teatro Amazonas em formato de lego. Foto: Reprodução / Youtube-Secretaria de Cultura do AM

As cores das peças da maquete são diferentes da cor atual do teatro, e de acordo com a SEC, é um dos pontos que mais chama atenção. Em 1974, entre muitas reformas do teatro, a cor escolhida para colorir as paredes foi um tom de cinza azulado, conforme historiadores locais. Em 1990, o Teatro Amazonas é pintado na cor rosa imperial, que até hoje está presente nos muros teatrais.

“O Teatro Amazonas inspira releituras artísticas e tecnológicas porque reúne forte identidade histórica, estética marcante e valor simbólico, que servem como referência para novas criações sem que sua essência seja descaracterizada”, comenta o historiador.

Leia também: As cores do Teatro Amazonas: conheça a curiosa história por trás das cores que o teatro já teve

Detalhes das peças de lego. Foto: Reprodução / Secretaria de Cultura do AM

Confira mais fotos e réplicas em “Lego” criadas por Orlando Camara:

*Por Karla Ximenes, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Expopim 4.0 reúne empresas e apresenta a nova indústria do Brasil

Especialistas vão debater sobre tecnologia, inovação e desenvolvimento, fortalecendo a imagem do PIM e destacando seus benefícios para produção após a reforma tributária.

Leia também

Publicidade