Skate Park considerado o maior da América Latina é inaugurado em Mato Grosso

O Skate Park é composto por pistas das modalidades Street e Park, projetadas para todos os níveis, do iniciante ao atleta profissional.

Foto: Tonico Pinheiro/Secom-MT

Com área de aproximadamente 7.000 m2 e equipamentos de padrão olímpico, o Skate Park do Parque Novo Mato Grosso foi inaugurado no dia 17 de dezembro marcando a abertura da etapa final do Circuito Brasileiro de Skateboarding Pro 2025.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O complexo construído pelo Governo de Mato Grosso em Cuiabá é composto por pistas de skate das modalidades Street e Park, projetadas para todos os níveis, do iniciante ao atleta profissional.

“Essas pistas de skate vão trazer grandes alegrias para as pessoas de todas as idades no Estado.  Vamos ter aqui muitas pessoas se divertindo, treinando, se qualificando, realizando grandes eventos. Então é uma alegria para o Estado, para mim, para todos nós, ver coisas assim espetaculares acontecendo em Mato Grosso”, destacou o governador Mauro Mendes.

Skate Park considerado o maior da América Latina é inaugurado em Mato Grosso
Novo Skate Park em, Cuiabá Foto: Tonico Pinheiro/Secom-MT

“Surreal e inacreditável” é como o presidente da Federação Mato-Grossense de Skateboarding, Bob Peron, define o espaço. De acordo com ele, a nova estrutura possibilita que atletas mato-grossenses sonhem em se tornarem profissionais, sem precisar ir embora do Estado.

“Estamos inaugurando a maior pista de skate da América Latina, trazendo os melhores skatistas do Brasil para Mato Grosso. Ainda estou anestesiado. Tenho só gratidão a nosso governador Mauro Mendes, ao secretário David Moura e a todos que ajudaram a realizar esse sonho para o skate mato-grossense”, enfatizou o presidente da Federação.

Leia também: #Série – Atividades ao ar livre: 9 lugares para fazer atividade física em Cuiabá

Por sua vez o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, comparou o espaço ao “Kodokan”, um templo do judô. 

“É um legado que eu tenho o privilégio de entregar ao lado do governador Mauro Mendes. Uma grande entrega e a realização de um sonho para os skatistas, que passam a ter uma estrutura de nível mundial, que aproxima o sonho deles de chegar às Olimpíadas. Todos estão falando que a pista é sensacional, é elogio em cima de elogio”.

Campeonato é recebido pelo Skate Park

Com equipamentos de padrão olímpico, o Skate Park já começou a receber, na quarta-feira (17), as disputas dos Campeonatos Brasileiros Amador e Master, do Park e Street. De Mato Grosso, os competidores são os atletas Igor Peron, Felipe Monteiro e Sarah Cruz.

“É uma pressão bem grande por ser atleta local, mas é muito gratificante competir na minha cidade. A gente não tinha uma pista nesse nível, então os treinos eram difíceis. Agora vai ser outra coisa, a evolução vai ser muito maior. Estou muito feliz de poder competir em casa”, comenta Sarah Cruz, que é a atleta 11ª no ranking brasileiro do Street em sua categoria.

De sexta-feira a domingo (19 a 21), será a vez dos atletas profissionais competirem na etapa final do Circuito Brasileiro 2025, envolvendo também as modalidades Park e Street. Entre os destaques na competição estão o medalhista olímpico, Augusto Akio, a campeã mundial, Raicca Ventura, e os atletas olímpicos, Luiz Francisco e Dora Varella.

Representam Mato Grosso no circuito profissional os atletas Izael Miranda, Jhow Covatti, e Gabriel Jurupim. 

“É emocionante demais, é de arrepiar. É a maior pista que a gente tem na América Latina. Esse complexo  vai ajudar demais na difusão e na evolução do skate aqui em Mato Grosso. Isso aqui é um sonho, sabe? E eu tenho certeza que todos vão curtir o evento”, celebra o skatista de Primavera do Leste, Gabriel Jurupim.

*Com informações da Secel-MT

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jesus ruivo’: amazonense chama atenção de atletas durante Mundial de Vôlei em Belém

Apaixonado por vôlei, manauara Maikon Andrade se fantasiou de "Jesus ruivo" para conseguir tirar fotos com jogadores durante competição que acontece no Pará.

Leia também

Publicidade