HQ debate impactos da exploração de petróleo na costa do Amapá

"A Voz da Foz" foi desenvolvida pelo Instituto Mapinguari, Coletivo Iukytáias e o Grupo Norte em Quadrinhos.

HQ “A Voz da Foz – O lucro é deles, o prejuízo é nosso” — Foto: Reprodução/Instituto Mapinguari

Durante a Semana do Quadrinho Nacional, realizada de 4 a 6 deste mês em Manaus (AM), foi lançada a HQ “A Voz da Foz – O lucro é deles, o prejuízo é nosso”. A obra é uma iniciativa do Coletivo Iukytáias, Instituto Mapinguari e o Grupo Norte em Quadrinhos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A ideia surgiu em meio ao debate da exploração do petróleo na Margem Equatorial. Inicialmente o projeto era de fazer uma versão mais caseira, como um fanzine, um quadrinho um pouco menor, mas durante o processo de criação o coletivo se animou com a ideia e iniciou as tratativas para a produção da HQ.

Leia também: 3 quadrinhos para conhecer a realidade do Amazonas

HQ debate impactos da exploração de petróleo na costa do Amapá — Foto: Divulgação/Instituto Mapinguari

Leia também: Histórias em quadrinhos ajudam a divulgar ciência na Amazônia

“Inicialmente, a ideia era produzir um fanzine, que é um material produzido de maneira mais caseira, então é possível xerocar, desenhar a mão, grampear em casa. Quando eu percebi que as pessoas estavam empolgadas, e aí eu falei que conhecia um instituto aqui no Amapá, que poderia nos ajudar com mais informações, e procurei o Yuri do Mapinguari.”, disse Thai Rodrigues, ilustradora do Amapá, e participante do coletivo Iukytaias.

O livro possui 9 histórias todas produzidas por artistas da região Norte, além da questão da exploração do petróleo são abordadas questões climáticas. O Instituto Mapinguari, uma ONG amapaense que atua apoiando e executando ações de defesa, preservação e conservação do meio ambiente, forneceu pesquisas e ideias de possíveis personagens para o quadrinho.

“ O processo de criação foi muito ágil. A gente disponibilizou pesquisas, que envolvem esse tema do petróleo, também mostramos dados de escutas que fizemos nas comunidades, discutindo esse assunto. E os artistas tiveram total liberdade para produzir o material. E a gente também orientou que as discussões também fossem sobre esse contexto do debate climático”, disse Yuri Silva, diretor técnico do Instituto Mapinguari.

No Amapá, o quadrinho estará disponível na Semana Nacional do Quadrinho, que acontece nos dias 19 e 20 de abril, no shopping Amapá Garden.

Leia também: Artista acreano compõe coletânea de quadrinhos ao criar ilustração que conta lenda amazônica do boto

*Por Luan Coutinho, g1 AP — Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fundação Rede Amazônica apoia série documental sobre a Amazônia em parceria com a Intro Pictures

A Fundação Rede Amazônica firmou uma parceria com a produtora audiovisual Intro Pictures para a exibição de uma série...

Leia também

Publicidade