Manaus 30º • Nublado
Segunda, 04 Março 2024

Turú: conheça o molusco afrodisíaco da Amazônia

b2ap3_medium_alimento-turu-1

Quem conhece a culinária amazônica sabe que muitos ingredientes são típicos da região e alguns são iguarias inigualáveis. Na Ilha de Marajó, no Pará, o turu (Teredo sp.) é uma dessas iguarias que podem causar repulsa em muitos, mas é muito apreciada. 

Trata-se de um molusco com o corpo comprido, gosmento e branco. É conhecido como o "cupim do mar", porque vive em troncos de árvores e barcos. 
Também é chamado de Teredo e Gusano. 

É rico em cálcio e possui efeitos afrodisíacos. Comumente é usado em sopas, frito à milanesa ou no molho de leite de coco, mas também pode ser feito de diversas outras maneiras, inclusive pode ser apreciado fresco (basta retirar a cabeça e as vísceras), com limão e sal.

Foto: Reprodução/Blog Alimentações Estranhas e Bioquímica

O turú faz parte da família dos teredinídeos, possui um formato parecido com o de uma minhoca, é gelatinoso e pode chegar até um metro de comprimento. Além disso, possui uma cabeça bem dura com 'valvas', onde se encontram os sulcos com os dentes do animal. Esses dentículos que são utilizados para abrir galerias em madeiras submersas, onde se escondem e formam colônias.

As madeiras são troncos ou árvores podres que caem dentro de manguezais. Por conta disso, são mais conhecidos na região da Ilha de Marajó, no Pará. Eles cavam o seu caminho e deixam vários furos como se fosse uma broca.

Foto: Reprodução/Instagram-solardobola
Desde que foi descoberto pelos índios, o Turú passou a ser parte da refeição de muitas pessoas do Pará e outros Estados na Amazônia. O sabor é descrito como semelhante ao dos mariscos, como as ostras, e a busca por eles só acontece com facilidade no período de maré baixa, principalmente por moradores das regiões de mangue.

E aí? Já experimentou o turú?

O colunista Gildo Júnior, Bora de Trip, divulgou um registro de como é o turismo em torno dessa cultura paraense:

Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 04 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/