Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Entre as 10 melhores frutas do mundo: conheça os benefícios do açaí para a saúde

RTEmagicC_acaipesquisa_rr4

Se você já esteve na Amazônia Brasileira é provável que já tenha experimentado uma das principais iguarias, motivo de orgulho - e inclusive competição nos Estados do Amazonas e Pará - o açaí.

Para quem duvidou do sabor desse fruto tão peculiar e único na culinária amazônica, a fruta foi eleita a sétima melhor do mundo no ranking elaborado pela TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional, que cataloga comidas e restaurantes ao redor do mundo. As avaliações são feitas pelos usuários do site.

Nativo da região, sua fama conquista cada vez mais outras regiões do Brasil - e do mundo. Confira no Portal Amazônia quatro benefícios dessa iguaria para a saúde.

Foto: Reprodução/Taste Atlas

1. Prevenir o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E, que são capazes de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas; 

2. Fortalecer o sistema imune

Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização. 

3. Melhorar a saúde do coração

Por causa do efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas como o ômega-9, o açaí ajuda a equilibrar os níveis de colesterol circulantes, prevenindo a aterosclerose, por exemplo, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial.

4. Melhorar o funcionamento do intestino

 Por ser um fruto rico em fibras. O consumo do açaí promove um aumento do volume das fezes e estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem de constipação, conhecida como prisão de ventre.

Ranking

Confira a lista do Top 10 pela TasteAtlas:

  1. Mangostão;
  2. Jabuticaba;
  3. Deglet Nour (Tâmara);
  4. Rodakina Naoussas (Pêssego);
  5. Truskawka kaszubska (Morango);
  6. Wiśnia nadwiślanka (Cereja);
  7. Açaí;
  8. Lúcuma;
  9. Limão de Sorrento;
  10. Manduri Chiou.
Foto: Agência Pará/Divulgação

Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúdeGastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/