Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Setembro 2022

Confira duas receitas com Pasta de Grão de Bico e Tucunaré ao pesto de chicória com geleia de cupuaçu

O Programa Sabores da Amazônia - Especial Chef's, é um programa de culinária regional apresentado por chefes de cozinha com receitas que possuem um tempero regional. Transmitido pelo canal Amazon Sat, o programa apresentou no dia 13 de agosto um episódio especial em homenagem de dia dos pais. 

Apresentado pelo chef de cozinha e proprietário do Refúgio Samaúma, Lucas Passos, os pratos foram Pasta de Grão de Bico com Banana Frita e Tucunaré ao Pesto de Chicória e Barrinha de Farinha do Uarini com Geleia de Cupuaçu.

O Sabores da Amazônia é exibido todo o sábado, às 10h30. O Portal Amazônia te mostra agora o passo a passo destas receitas. Confira:

Pasta de grão de bico

  • INGREDIENTES

300G DE GRÃO DE BICO
100 ML DE MOLHO SHOYO
30G DE SALSINHA
30G DE CEBOLINHA
100G DE GERGELIM TORRADO
SAL A GOSTO
01 LIMÃO
02 BANANAS PACOVÃS
ÓLEO


  • MODO DE PREPARO


No liquidificador, colocar o grão de bico, molho shoyo, salsinha, cebolinha, gergelim torrado e sal a gosto e bater até formar um aspecto pastoso. Logo após, cortar as bananas pacovãs em rodelas na diagonal e adicionar o óleo em uma frigideira para esquentar. Quando estiver bem quente, colocar as bananas para fritarem e está pronto o seu prato!

Foto: Divulgação/Amazon Sat

Tucunaré ao Pesto de chicória, farofa de castanha e feijão de corda

TUCUNARÉ

  • INGREDIENTES


1,5 KG DE TUCUNARÉ
SAL A GOSTO
COLORAU A GOSTO
ÓLEO


  • MODO DE PREPARO


Em uma vasilha cortar os peixe, e deixar separado a cabeça e o rabo (nesta receita não vai ser necessário usá-los), logo após o corte, temperar com sal e colorau. após o peixe temperado, colocar em uma frigideira um fio de óleo e levar ao fogo, para fritar o peixe. fritar o peixe até ficar dourado, sempre virando o peixe para fritar dos dois lados.


PESTO DE CHICÓRIA


  • INGREDIENTES

300G DE CHICÓRIA
03 DENTES DE ALHO
SAL A GOSTO
40G DE AZEITE
100G DE CASTANHA


  • MODO DE PREPARO


No liquidificador misturar todos os ingredientes e bater até chegar a um ponto pastoso. Receita finalizada para comer junto com o tucunaré.


FAROFA DE CASTANHA


  • INGREDIENTES


100G DE CASTANHA
SAL A GOSTO
50G DE FARINHA DE UARINI


  • MODO DE PREPARO


Em um frigideira, torrar bem a farinha do uarini, após a farinha torrada, em outra panela colocar a castanha e a farinha, com sal a gosto e esperar a castanha soltar o óleo natural, até que a farofa fique bem crocante. Farofa finalizada!


FEIJÃO DE CORDA


  • INGREDIENTES


01 MAÇO DE FEIJÃO DE CORDA
100ML DE MOLHO SHOYO
100ML DE ÁGUA


  • MODO DE PREPARO


Em uma frigideira colocar o feijão de corda, logo após acrescentar o molho shoyo e a água, e colocar a tampa e esperar cozinhar, por uns 5 a 10 minutos em fogo baixo. Receita finalizada!

Foto: Divulgação/Amazon Sat

Sobremesa

BARRINHA DE FARINHA DO UARINI COM GELEIA DE CUPUAÇU


  • INGREDIENTES


300G DE FARINHA UARINI
02 COLHERES DE MEL
400G DE CUPUAÇU
100ML DE ÁGUA


  • MODO DE PREPARO


Para a barrinha - colocar a farinha uarini e o mel em um prato, e misturar até ficar uma mistura homogênea, logo após colocar em uma vasilha e levar a geladeira por 20 minutos.

Para a geleia de cupuaçu - em uma panela colocar o cupuaçu e a água até ferver e mudar de cor e ficar no aspecto de geleia. Separar a mistura e colocar na geladeira até esfriar.

Após os tempo na geladeira acabar, desenformar a barrinha em um prato e colocar a geleia de cupuaçu por cima. Receita prontinha!


Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/