Aprenda a receita do ‘sonho ribeirinho’

O prato é uma combinação do peixe filhote, com leite de castanha, pele de pirarucu torrada e “biscoito” de açaí. 

Um prato que combina o peixe filhote, com banana da terra, pele de pirarucu torrada e até leite de castanha. A receita batizada de ‘Sonho ribeirinho’ – que dá água na boca – é ensinada pelo chef Fabrício Pires. 

Foto: Reprodução/Acre Rural

Ingredientes 

– filé de filhote
– camarão regional dessalgado
– banana da terra madura
– leite de coco
– leite de castanha do pará fresca
– água filtrada
– cebola
– folha de louro
– cravo da índia
– 60 gramas de farinha de trigo
– farinha de macaxeira fina
– açaí
– óleo de soja
– azeite de oliva
– pele de pirarucu
– sal
– pimenta do reino branca
– curry
– 60 gramas de manteiga sem sal
– chicória
– coentro
– alfavaca
– maxixe
– creme de leite
– salsinha
– jambú
– limão tahiti
– pimentão verde
– pimenta de cheiro
– castanha do Pará

– castanha de caju 

Modo de preparo

Para o peixe: o primeiro passo é temperar o peixe filhote com a pimenta branca, curry, limão tahiti, sal e pasta de alho caseira. Reserve e deixe apurar.

Para o molho: misture a manteiga sem sal com o trigo, mexendo sem parar até cozinhar, em fogo baixo. Em seguida adicione o leite da castanha aos poucos. Mexa sem parar nesse processo. Adicione sal, pimenta branda e rale noz moscada (à gosto). Coe na peneira para deixar mais suave.

Para a paçoca de camarão: coloque um fio de azeite, 15 gramas de alho triturado , 30 gramas de cebola, pimentões verdes, vermelhos e amarelos picados, e 15 gramas de pimenta de cheiro. Refogue e adicione 200 gramas de camarão regional dessalgado (previamente levado ao formo à 180 graus para torrar levemente). Finalize com a mistura de ervas da Amazônia e as castanhas trituradas, bem como a farinha de macaxeira.

A pele de pirarucu deve ser feita no mesmo processo que um torresmo, a 180 graus em óleo por imersão. De volta ao peixe, frite-o regando com a manteiga temperada com as ervas por cerca de um minuto e reserve para a montagem do prato.

Para o açaí: usado como decoração, prepare uma mistura de 20 ml de açaí, 150 ml de água, 50 gramas de trigo e 70 ml de óleo de soja. Misture bem e leve para fritar em fogo baixo até ficar crocante.

Para a montagem: coloque o molho como base, em seguida o peixe e por cima a paçoca de camarão e a pele de pirarucu. O biscoito de açaí vai em cima e é finalizado com um picles de maxixe.   

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade