Manaus 30º • Nublado
Domingo, 14 Abril 2024

6 pratos icônicos para se apaixonar pela culinária do Amazonas

Foto: Tadeu Rocha/Amazonastur

O turismo gastronômico encontra no Amazonas uma culinária ancestral e sabores marcantes. A gastronomia amazonense alcançou 95% de aprovação entre os turistas, conforme os dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), em 2023.

A gastronomia amazonense usa ingredientes das florestas e dos rios como protagonistas e cria receitas ímpares, sendo um prato cheio para aqueles que amam viajar para explorar novos sabores.

Com auxílio de especialistas, a Amazonastur fez uma lista com os pratos que você não pode deixar de experimentar quando visitar o Estado. A chef de cozinha e proprietária do Zefinha Bistrô, Selma Reis, elegeu os pratos mais icônicos e explicou porque o sabor do Norte surpreende o paladar dos visitantes.

"A nossa comida é a nossa cara, ela é a cara da nossa geografia, ela é a cara da nossa história, ela é a cara do nosso povo. Então, eu acho a gastronomia do Amazonas extremamente original",

disse.
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Ao escolher os pratos prediletos, não faltaram opções. Selma destacou, no entanto, que os peixes da maior bacia hidrográfica do planeta, que está localizada no Amazonas, são as estrelas dos pratos, em conjunto com a farinha de mandioca – herança ancestral dos povos indígenas.

"Os ingredientes chave da culinária do Amazonas são o peixe e a farinha. Tem o cheiro-verde, que é o trio coentro, cebolinha e chicória. Tem a pimenta de cheiro nossa que é fantástica, dá um perfume maravilhoso na comida", afirmou.

Selma validou o resultado da pesquisa realizada pela Amazonastur, que indicou a aprovação da gastronomia amazonense para 95% dos turistas ouvidos, entre janeiro e junho de 2023: "Eles adoram experimentar sabores. Então, a nossa culinária é muito delicada e eu acho que o turista aprecia muito a nossa comida. É o feedback que eu tenho de todos os que eu atendo, forneço e recebo no meu restaurante".

Pratos icônicos do Amazonas

Matrinxã assada na folha de bananeira

O prato preserva o sabor e a suculência de um dos peixes mais saborosos dos rios amazônicos. A receita representa o Amazonas e traduz a simplicidade culinária aliada aos ingredientes frescos encontrados na região.

Pirarucu de Casaca

Um dos pratos mais tradicionais do Amazonas recebe influências portuguesas, incorpora o pirarucu a uma deliciosa mistura de temperos doces e salgados. A explosão de sabores conta com ingredientes como banana e farinha do Uarini.

Tacacá

Com sabor forte que une o famoso caldo de tucupi com folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tacacá é destaque na gastronomia do Norte. A iguaria é ainda ótima para dar ânimo para a viagem, pois o caldo revigora, cortando o efeito do cansaço.

Tambaqui

O tambaqui faz parte do cotidiano dos amazonenses e pode ser consumido frito, assado na brasa ou na tradicional caldeirada de tambaqui. O peixe de água doce assado é a marca registrada nos almoços de domingo.

Doce de cupuaçu

A mais popular das frutas entre os amazonenses, o cupuaçu é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha local. Com um sabor ácido e marcante, pode ser consumido em forma de suco, geleias, sorvete, cremes, recheio de bombons e em diversas outras receitas.

X-Caboquinho

A dica imperdível para quem visita o destino Amazonas é saborear o café da manhã amazonense, que vai muito além da tradicional tapioca e conta com sanduíches que levam ingredientes típicos da floresta. Entre os sanduíches, o preferido da população local é o famoso X-Caboquinho, servido tradicionalmente no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho. Esse é o patrimônio cultural da culinária amazonense!

Como conhecer?

As agências cadastradas para realizarem visitas ao Amazonas podem ser consultadas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou podem ser buscadas no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, ou ainda em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.

Veja mais notícias sobre NotíciasGastronomia.

Veja também:

 

Comentários: 1

Adalberto da Silva Retto Júnior em Quinta, 08 Fevereiro 2024 14:29

faltou a tartaruga, que é o mais importante prato amazonense

faltou a tartaruga, que é o mais importante prato amazonense
Visitante
Domingo, 14 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/