Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Games RAM Geek leva público manauara em uma viagem à culinária asiática

WhatsApp-Image-2023-01-22-at-11.15.24

Pensa em um evento que une games, performances, comidas e música. É perfeito, não é? Essa é a proposta do Games RAM Geek 2023, evento que exalta o universo geek e a cultura asiática, realizado em Manaus (AM) de 20 a 22 de janeiro. 

E durante o evento os manauaras aproveitaram para provar novos sabores e conhecer um pouco mais da culinária e do que faz o oriente tão especial para tantos ocidentais.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Alguns expositores são convidados de outros Estados, como São Paulo, para mostrar a variedade de produtos alimentícios orientais disponíveis por conta de fazerem parte de um dos grandes centros importadores. Um exemplo é Ricardo Kotama, de 62 anos, da Liberdade Shop.

"Nós somos de São Paulo e estamos nos eventos desde 2015. As pessoas procuram muito, principalmente os produtos que aparecem nos doramas [novelas japonesas], com os cosplays, desenhos e mangás. Então são diversos meios das pessoas conhecerem os produtos e ficam curiosos em experimentar e temos a intenção de trazer isso. Os que mais saem são os Peppero [tipo de biscoito], mas temos o soju, bebidas coreanas em geral, doces, balas, salgadinhos e macarrão instantâneo com sabores difíceis de encontrar", especifica.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Para Igor Miki, da loja Miki's Daipo, de Manaus, foi exatamente a curiosidade do amazonense sobre os sabores asiáticos que o fez pensar em investir em uma loja local especializada, que está ativa desde setembro de 2021.

"A gente traz tudo de São Paulo. A gente entende que há curiosidade e foi essa necessidade que nos fez enxergar a oportunidade de abrir a loja. Aqui em Manaus as pessoas gostam muito mesmo [dos produtos], tem uma carência enorme, mas pouca gente oferecendo. Quem quer acaba tendo que comprar de outros locais e nós estamos tentando facilitar isso. Pede de casa e a gente entrega, de uma forma mais simples", 

informou ao Portal Amazônia.

Confirmando o que Ricardo Kotama havia ponderado, Igor informou que os manauaras buscam muito os lámens [macarrão instantâneo] por conta dos doramas. "Boa parte das nossas clientes são dorameiras", revelou, referindo-se, principalmente, ao público feminino que assiste as novelas coreanas.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Visitantes do evento, o casal Abner Costa e Aline Duarte contou que a experiência é que vale quando vão em busca de produtos diferentes como os asiáticos. "A gente adora comida, então na primeira oportunidade quando vemos algo diferente, vamos pegando um de cada só para experimentar", afirmou Abner. 

Temperos, refrigerantes e, claro, lámens já estavam nas sacolas de compras. "Eu conheço bastante porque o mundo dos animes me abriu bastante a curiosidade. Quando a gente começou a namorar, ela também gostava da culinária japonesa, oriental no geral e fomos descobrindo", revelou Abner. "A minha parte é apresentar a gastronomia e a dele os animes, todo esse universo geek, completou Aline. 

Além da comida

É claro que a comida é um dos maiores atrativos, mas também há um outro tipo de produto que se une à culinária: os utensílios de porcelana. Thiago Ojima, expositor que também vem de São Paulo, conta que a procura pelos itens de porcelana é grande em eventos como a Games RAM Geek. 

"Eu acho que a cultura asiática, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, por conta de redes sociais, filmes, novelas e música, hoje atrai muito mais as pessoas do ocidente. Principalmente as lendas, como o Daruma, que é um realizador de desejos. A minha loja é especializada em feiras e eventos então rodamos em praticamente todos os Estados do Brasil não só em feiras orientais, mas feiras internacionais de artesanato. O que sai bastante é a porcelana para uso pessoal e decoração. Principalmente chaleiras, copos, tigelas, pelo fato de serem úteis e ao mesmo tempo decorativas", explicou.

Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/