E-sports e jogos online ganham destaque em disputas no Games RAM Geek em Manaus

Um dos eventos mais aguardados pelos gamers, o Games RAM Geek iniciou nesta sexta-feira (20) e segue até o domingo (22). Campeonatos de jogos eletrônicos são uma das principais atrações. 

Conforme dados da Pesquisa Game Brasil (PGB), 2022 ficou marcado com três a cada quatro brasileiros jogando games eletrônicos, representando um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior, alcançando sua maior marca histórica com 74,5% da população brasileira jogando games. E o universo geek tem ganhado destaque a cada ano que passa nesse cenário.

Pensando nisso, iniciativas como a Games RAM Geek ,em Manaus (AM), aproximam e promovem maior interação entre os jogadores. O segundo dia da edição de janeiro do evento aconteceu nesse sábado (21), contando com a final do Campeonato de League Of Legends, disputado pelos times Manaus FC E-sports contra o Logic Pro E-Sports. 
Foto: Layanna Coelho / Amazon Sat

Logic Pro 

Com seis integrantes disputando a taça da final, o Logic Pro é um time de e-sports que surgiu em 2020. Yan, Empire, Fuskas, Midnight, Striker e Flamenguista, são os nicknames dos integrantes do time que disputou o prêmio. Eles tem idades entre 20 a 25 anos e carregam uma lista de conquistas pelo caminho, como o Campeonato Fanta Mistery, Campeonato Amapá, Copa Player Games, entre outros.

Segundo Eduarda, administradora dos times da Logic Pro, a expectativa era alta para ganhar a disputa. “As expectativas são altíssimas muito foco para levar o primeiro título de campeão esse ano, evento promete demais, iremos dar nosso máximo”, adiantou Eduarda antes da disputa.

Ela destacou que a preparação e treinamento do time é pesada, realizada com antecedências dos campeonatos: “Todo campeonato começamos os treinos bem antes, pois é muita dedicação para se manter em forma, treinos diários, aquecimentos, estudos de táticas e teóricos. O ‘meta’ do jogo sempre muda a cada um tempo, por isso é preciso sempre estar atualizado sobre, nunca perder a prática. Tanto para campeonatos presenciais e online, é preciso trabalhar o mental, ansiedade, físico, sempre. O time que chega melhor no palco tem maiores chances de levar os melhores resultados, treinamos todos os dias desde 2020 mais ou menos”. 
Foto: Layanna Coelho / Amazon Sat

Campeonato League of Legends

O jogo começou com uma vantagem do Manaus FC iniciando as eliminações e abrindo placar, desequilibrando o time do Logic Pro, que estava cotado como favorito entre o público devido as suas conquistas anteriores. Porém, aos 20 minutos de jogo, com placar de eliminações de 7 para o Manaus e 6 para o Logic, o favorito avançou rumo ao objetivo, levando as torres do Manaus FC.

A modalidade do jogo é a chamada “Melhor de 3”, onde três partidas são realizadas para decidir quem será o campeão. A primeira partida contou com a reviravolta do Logic Pro, que acabou ganhando. Depois de alguns imprevistos e quedas de conexão da internet, o time conquistou o pódio levando a melhor com um placar de 2 a 0. 

Logic Pro, ganhadores da Final de League of Legends. Foto: Layanna Coelho / Amazon Sat

A disputa entre as equipes foram muito acirradas e com muitas provocações entre membros de ambos os times, entretanto, no final da disputa, membros do Manaus FC foram cumprimentar os jogadores e parabenizá-los pela vitória, consagrando o “fair play” (jogo justo).

Foto: Layanna Coelho / Amazon Sat

Em entrevista ao Portal Amazônia, o jogador Lucas Assayag, conhecido como Fuskas, contou um pouco da sua visão percepção da vitória da Logic Pro: “A gente vem ganhando bastante, mas é a primeira vez que ganhamos um campeonato nesse nível, tão grande como foi esse da Games RAM. É indescritível.  A gente treina há bastante tempo, mas tivemos um problema com a nossa line e tivemos que mudar. Nessas últimas semana começamos um treinamento intenso focado só nesse campeonato”.

Fuskas explicou que o que ajudou o time é o companheirismo e a amizade do grupo. 

“Todo mundo é amigo, acho que esse é o foco principal do time. Todo mundo se entende muito bem e fica mais fácil de jogar. O começo de partida foi um pouco turbulento e as coisas não saíram como a gente esperava, nos estressamos, mas com resiliência conseguimos ganhar a partida”,

defendeu.

O e-sports em Manaus 

O presidente da Federação Amazonense de E-sports (Faesp) esteve presente da Games RAM Geek e comentou sobre a importância desse tipo de evento para o crescimento do e-sports no Amazonas. 

“O mercado de games foi o que mais cresceu nos últimos anos. Só ano passado a gente gerou mais de 200 bilhões de dólares no mundo e o Amazonas não pode ficar para trás. Eventos como a Games RAM Geek, que fomentam o cenário competitivo, são muito importantes para mostrar cada vez mais esse cenário, essa modalidade que é gigantesca no nosso Estado. As expectativas são as maiores. Tenho certeza que todos aqueles que são amantes de games vão vir para esse evento, porque é muito difícil a gente ter eventos desse tipo aqui no Amazonas. Quando tem, a comunidade de une para prestigiar”, resumiu.

Foto: Layanna Coelho / Amazon Sat

Programação 

22 de janeiro

9h30 – Início do evento
10h – Final do Campeonato de Valorant
12h30 – Show musical com a banda Fragmento
13h – Concurso Cosplay – Desfile
14h – Show musical com Bruna Higs
15h – Final do Campeonato de Free Fire
19h30 – KDT Manaus – Concurso de K-Cover Dance
21h – Show Musical com o E V E
22h – Fim do evento 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade