Foto: Divulgação
A Fundação Rede Amazônica (FRAM) lança o documentário “Macapá, um Território de Memória Viva”, produção que integra o projeto Macapá Para o Mundo Ver e apresenta um retrato sensível e contemporâneo da identidade cultural da capital amapaense. A obra estreia no Amazon Sat e também está disponível no YouTube, ampliando o alcance da produção e garantindo acesso multiplataforma ao público.
Com 30 minutos de duração, o filme percorre espaços simbólicos de Macapá — como o rio Amazonas, a Fortaleza de São José, a orla e a comunidade do Curiaú — evidenciando como a memória coletiva permanece viva na música, no artesanato, no marabaixo e nas práticas que moldam a cultura tucuju.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A narrativa reúne personagens que preservam e reinventam saberes ancestrais, entre eles Silvia Marques, Fábio Sacaca, Zé Miguel, Rosângela Costa, Elísia Congó e Maria Celestina. Por meio dessas vozes, o documentário reafirma a cultura como elemento estruturante da identidade local.

Para Anderson Mendes, gerente de conteúdos da Fundação Rede Amazônica, a exibição reafirma o compromisso institucional com a valorização cultural da cidade.
“Exibir Macapá, um Território de Memória Viva reafirma o compromisso da Fundação Rede Amazônica com a valorização da nossa cultura e das histórias que formam a identidade da cidade. Este documentário é um convite à escuta e ao reconhecimento das pessoas que mantêm viva a memória de Macapá todos os dias. Ao dar visibilidade a esses territórios e saberes, fortalecemos o acesso à cultura e contribuímos para que a cidade se veja, se reconheça e se orgulhe de sua história.”
O diretor do documentário, Ronaldo Brito, destaca o caráter afetivo da obra:
“Produzir um documentário sobre Macapá é motivo de orgulho, porque retrata a cidade onde nasci e construí minha trajetória. A obra permite que amapaenses e visitantes conheçam mais profundamente nossa cultura e nossos costumes. Ao reunir artistas, quilombolas e mestres da tradição, o filme inspira as novas gerações a dar continuidade ao nosso jeito tucuju de ser”.
Leia também: Macapá para o mundo ver: projeto valoriza cultura, cidadania e identidade da cidade
Exibições no Amazon Sat
O documentário será exibido no Amazon Sat nos seguintes dias e horários (horário de Macapá):
28 de fevereiro (sábado) – 19h30
01 de março (domingo) – 12h30
02 de março (segunda-feira) – 8h45
04 de março (quarta-feira) – 13h
Acesso online
O documentário está disponível no canal oficial da Fundação Rede Amazônica no YouTube:
O projeto Macapá Para o Mundo Ver é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio da Tratalyx e Prefeitura de Macapá.
