Saiba quem são os decoradores responsáveis pelo Círio de Nazaré 2024

Entre as flores escolhidas em 2024, estão as rosas, orquídeas e lírios. As cores remetem ao cartaz deste ano, com tons mais amenos.

Foto: Rosana Pinto/ASCOM DFN

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgou os decoradores profissionais dos espaços e da berlinda para o Círio 2024. Vando Nascimento assinou a decoração da berlinda em 2020; a decoração da Basílica em 2021; a ornamentação do altar da Praça Santuário em 2023; Pórtico da Escadinha, berlinda da Trasladação e Círio, berlinda da Procissão da Festa e andor do Recírio, em 2022; este ano assina a decoração novamente do altar da Praça Santuário, berlinda da Trasladação, Círio, Procissão da Festa e Romaria da Acessibilidade. Ele também assina a decoração da Casa de Plácido para a cerimônia de abertura do Círio.

Leia também: Berlinda do Círio: entenda a importância do símbolo que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Vando Nascimento, decorador, design floral, artista plástico e escultor, assina mais uma vez a decoração mais aguardada pelos devotos, da berlinda da Trasladação e do Círio. Ele trabalha há 27 anos na área de eventos. Sua história com o Círio começou em 2013, quando recebeu o convite da DFN para fazer a decoração da Berlinda para a procissão de domingo. Em 2020, durante a pandemia, ele foi convidado para fazer a primeira live de decoração da berlinda do Círio.

Paulo Morelli, que participa das decorações do Círio desde 2002 e em 2021 foi responsável pela decoração da berlinda no Círio, fará a ornamentação do altar da Basílica para a abertura oficial do Círio, missa de apresentação do manto, a berlinda utilizada no Traslado para Ananindeua e Marituba, Romaria das Crianças e o altar da Basílica durante toda a quinzena da festa, pois o altar permanece decorado, havendo quatro novas decorações, durante o período.

Simone Cosme será a responsável pela decoração do Navio Garnier Sampaio, no Círio Fluvial, palanque do Colégio Gentil, de onde sai a Trasladação no sábado, dia 12, palanque da Catedral de Belém, onde ocorre a missa do Círio, no domingo, dia 13, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude e altar da capela do Gentil para o Recírio. Djan Slaviero decora a berlinda na procissão do Traslado dos Carros, Romaria Rodoviária, Romaria dos Corredores e andor do Recírio. Marilza Ramos decora o andor do Terço da Alvorada.

A maioria das flores vem do Ceará e de Holambra, em São Paulo. Entre essas flores estão rosas, orquídeas, lírios, crisântemos, alstroemerias, dianthus, limonium, anastasias, antúrios, cravos e pinóquios. Não serão utilizadas flores desidratadas, como em 2023. As cores remetem ao cartaz deste ano, com tons mais amenos. Tanto as flores tropicais, quanto as folhagens e orquídeas, são produzidas no Pará, nas cidades de Benevides e Castanhal. A decoração do Pórtico da Escadinha será novamente uma plotagem adesivada, como nos anos de 2018, 2019, 2022 e 2023.

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

*Com informações da Diretoria da Festa de Nazaré

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade