Saiba quem são os decoradores responsáveis pelo Círio de Nazaré 2024

Entre as flores escolhidas em 2024, estão as rosas, orquídeas e lírios. As cores remetem ao cartaz deste ano, com tons mais amenos.

Foto: Rosana Pinto/ASCOM DFN

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgou os decoradores profissionais dos espaços e da berlinda para o Círio 2024. Vando Nascimento assinou a decoração da berlinda em 2020; a decoração da Basílica em 2021; a ornamentação do altar da Praça Santuário em 2023; Pórtico da Escadinha, berlinda da Trasladação e Círio, berlinda da Procissão da Festa e andor do Recírio, em 2022; este ano assina a decoração novamente do altar da Praça Santuário, berlinda da Trasladação, Círio, Procissão da Festa e Romaria da Acessibilidade. Ele também assina a decoração da Casa de Plácido para a cerimônia de abertura do Círio.

Leia também: Berlinda do Círio: entenda a importância do símbolo que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Vando Nascimento, decorador, design floral, artista plástico e escultor, assina mais uma vez a decoração mais aguardada pelos devotos, da berlinda da Trasladação e do Círio. Ele trabalha há 27 anos na área de eventos. Sua história com o Círio começou em 2013, quando recebeu o convite da DFN para fazer a decoração da Berlinda para a procissão de domingo. Em 2020, durante a pandemia, ele foi convidado para fazer a primeira live de decoração da berlinda do Círio.

Paulo Morelli, que participa das decorações do Círio desde 2002 e em 2021 foi responsável pela decoração da berlinda no Círio, fará a ornamentação do altar da Basílica para a abertura oficial do Círio, missa de apresentação do manto, a berlinda utilizada no Traslado para Ananindeua e Marituba, Romaria das Crianças e o altar da Basílica durante toda a quinzena da festa, pois o altar permanece decorado, havendo quatro novas decorações, durante o período.

Simone Cosme será a responsável pela decoração do Navio Garnier Sampaio, no Círio Fluvial, palanque do Colégio Gentil, de onde sai a Trasladação no sábado, dia 12, palanque da Catedral de Belém, onde ocorre a missa do Círio, no domingo, dia 13, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude e altar da capela do Gentil para o Recírio. Djan Slaviero decora a berlinda na procissão do Traslado dos Carros, Romaria Rodoviária, Romaria dos Corredores e andor do Recírio. Marilza Ramos decora o andor do Terço da Alvorada.

A maioria das flores vem do Ceará e de Holambra, em São Paulo. Entre essas flores estão rosas, orquídeas, lírios, crisântemos, alstroemerias, dianthus, limonium, anastasias, antúrios, cravos e pinóquios. Não serão utilizadas flores desidratadas, como em 2023. As cores remetem ao cartaz deste ano, com tons mais amenos. Tanto as flores tropicais, quanto as folhagens e orquídeas, são produzidas no Pará, nas cidades de Benevides e Castanhal. A decoração do Pórtico da Escadinha será novamente uma plotagem adesivada, como nos anos de 2018, 2019, 2022 e 2023.

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

*Com informações da Diretoria da Festa de Nazaré

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Acre fecha setembro com mais de 3,8 mil focos de queimadas e supera 2023

O município que mais queimou no Acre foi Feijó, com 922 focos captados pelo Inpe. Logo depois está o município de Tarauacá, com 624.

Leia também

Publicidade