Geralmente os festivais são realizados em datas sazonais que podem durar alguns dias e até mesmo semanas.
Parintins
Não tem como iniciar de outra forma. O Amazonas é internacionalmente conhecido pelo Festival Folclórico de Parintins, que é o embate dos bumbás Garantido e Caprichoso. A ‘Ilha Tupinambarana’ sedia o festival no último final de semana de junho.
O município está distante cerca de 369 quilômetros da capital, Manaus, e sedia o maior evento folclórico a céu aberto do mundo. Além da disputa de Garantido e Caprichoso, realizada no último final de semana de junho, a cidade encanta por seus cenários paradisíacos em meio à floresta.
Além das festividades, o município possui diversos balneários localizados à beira de lagos, que fazem a diversão dos moradores e visitantes. Lá, também, encontra-se a Serra da Valéria, próxima do Rio Amazonas, que fascina pelo seu ar de mistério quando encoberta por nuvens.
Leia também: Saiba tudo sobre o Festival de Parintins
Itacoatiara
Você gosta de música? A população de Itacoatiara adora! Com o Festival da Canção de Itacoatiara, o Fecani, a cidade se torna a capital da música no Amazonas. Desde 1985 o município estimula a produção musical no Estado.
Conhecida como a ‘cidade da pedra pintada’, Itacoatiara possui cenários de tirar o fôlego, como por exemplo, a Avenida Parque que é o cartão postal do local. A avenida teve seu início em 1928 através do primeiro prefeito da cidade Isaac José Peres, que tomou como referência a charmosa avenida parisiense Champs Elysées.
Maués
O guaraná virou sinônimo de Maués, município distante cerca de 270 quilômetros de Manaus. A cidade é repleta de belezas naturais: praias, lagos, cachoeiras, sítios arqueológicos e trilhas. Sua principal festa, o ‘Festival do Guaraná’, exalta o fruto tão importante para o município, cultural e economicamente.
Outro fator importante é que no município existem reservas indígenas, observação de botos e pesca esportiva, ganhando outro apelido ‘Caribe Amazonense’.
Barcelos
O Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, que acontece no último final de semana de janeiro, é uma celebração anual da biodiversidade e cultura amazônica. O festival reúne criadores de peixes ornamentais, pesquisadores e turistas em torno da atividade econômica.
As festividades contam com uma programação diversificada que reúne shows de artistas nacionais e a apresentação dos espetáculos do Acará-Disco e do Cardinal, estrelas do festival.
Barcelos, no Amazonas, é um município com história rica e curiosa. Fundada em 1728, a cidade foi elevada a vila em 6 de maio de 1758. Já foi capital da capitania de São José do Rio Negro, mas pouco restou da época em que Barcelos foi capital do Estado.