Conheça festivais imperdíveis de cinco municípios do Amazonas

Geralmente os festivais são realizados em datas sazonais que podem durar alguns dias e até mesmo semanas.

Um festival é um evento que reúne diversas pessoas para participar de atividades étnicas ou culturais de uma região. Geralmente, os festivais são realizados em datas sazonais que podem durar alguns dias e, até mesmo, semanas.


No Amazonas, vários municípios possuem suas peculiaridades e, dessa maneira, a população local realiza ou tem acesso a festivais que abrangem artes visuais, teatro, dança, gastronomia, cultura, religião, esportes, entre outros.

O Portal Amazônia te mostra cinco municípios amazonenses conhecidos por seus festivais. Confira:

Parintins

Não tem como iniciar de outra forma. O Amazonas é internacionalmente conhecido pelo Festival Folclórico de Parintins, que é o embate dos bumbás Garantido e Caprichoso. A ‘Ilha Tupinambarana’ sedia o festival no último final de semana de junho.

O município está distante cerca de 369 quilômetros da capital, Manaus, e sedia o maior evento folclórico a céu aberto do mundo. Além da disputa de Garantido e Caprichoso, realizada no último final de semana de junho, a cidade encanta por seus cenários paradisíacos em meio à floresta.

Além das festividades, o município possui diversos balneários localizados à beira de lagos, que fazem a diversão dos moradores e visitantes. Lá, também, encontra-se a Serra da Valéria, próxima do Rio Amazonas, que fascina pelo seu ar de mistério quando encoberta por nuvens. 

Festival dos bumbás movimenta o Amazonas. Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Itacoatiara

Você gosta de música? A população de Itacoatiara adora! Com o Festival da Canção de Itacoatiara, o Fecani, a cidade se torna a capital da música no Amazonas. Desde 1985 o município estimula a produção musical no Estado.

Conhecida como a ‘cidade da pedra pintada’, Itacoatiara possui cenários de tirar o fôlego, como por exemplo, a Avenida Parque que é o cartão postal do local. A avenida teve seu início em 1928 através do primeiro prefeito da cidade Isaac José Peres, que tomou como referência a charmosa avenida parisiense Champs Elysées

A cidade de Itacoatiara sedia o Fecani. Foto: Divulgação/Governo do Amazonas

Maués

O guaraná virou sinônimo de Maués, município distante cerca de 270 quilômetros de Manaus. A cidade é repleta de belezas naturais: praias, lagos, cachoeiras, sítios arqueológicos e trilhas. Sua principal festa, o ‘Festival do Guaraná’, exalta o fruto tão importante para o município, cultural e economicamente.

Outro fator importante é que no município existem reservas indígenas, observação de botos e pesca esportiva, ganhando outro apelido ‘Caribe Amazonense’.

Guaraná move a cidade de Maués. Foto: Reprodução/Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas

Barcelos 

O Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, que acontece no último final de semana de janeiro, é uma celebração anual da biodiversidade e cultura amazônica. O festival reúne criadores de peixes ornamentais, pesquisadores e turistas em torno da atividade econômica.

As festividades contam com uma programação diversificada que reúne shows de artistas nacionais e a apresentação dos espetáculos do Acará-Disco e do Cardinal, estrelas do festival.

Barcelos, no Amazonas, é um município com história rica e curiosa. Fundada em 1728, a cidade foi elevada a vila em 6 de maio de 1758. Já foi capital da capitania de São José do Rio Negro, mas pouco restou da época em que Barcelos foi capital do Estado. 

Foto: Reprodução/Barcelos na NT

Manaus

Manaus é a capital do Amazonas e possui um cenário cultural rico, pois sedia alguns dos principais festivais da região, como o Amazonas Green Jazz Festival, Festival de Ópera de Manaus e Festival Folclórico do Amazonas. 


A cidade é a principal porta de entrada para os aventureiros que desejam desbravar a maior mata tropical do mundo e possui um cardápio gastronômico de sabor inigualável. 

O município tem fauna e flora diversificadas e uma gama de espécies raras. Dos tempos áureos da borracha, a capital ainda possui construções importantes: o Teatro Amazonas e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade