Você sabia que o Círio de Nazaré também realiza uma procissão para crianças?

A primeira edição da Romaria das Crianças aconteceu em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes. Ela é a 10ª procissão oficial, realizada no primeiro domingo após o Círio.

Foto: Rosana Pinto/Ascom DFN

Os pequenos devotos à Nossa Senhora de Nazaré também tem um dia especial para celebrar o Círio em Belém (PA). Os pequenos recebem as bênçãos sempre no primeiro domingo após o Círio de Nazaré e, este ano, a celebração ocorre dia 19 de outubro. As crianças vão às ruas prestar suas homenagens para a santa em uma Romaria criada com o objetivo de construir e fortalecer a devoção mariana entre os pequenos.

A Imagem Peregrina é levada na berlinda, acompanhada pelos Carros dos Anjos. A animação fica por conta de bandas musicais compostas por crianças e jovens de municípios do estado e também de um coral que é formado especialmente para a homenagem. A 33ª Romaria das Crianças é a décima procissão oficial do Círio de Nazaré 2025.

Leia também: O caminho da fé: saiba quais são as procissões que integram o Círio de Nazaré

“É uma romaria muito colorida e tranquila, em que todos caminham juntos, sem tumultos, permitindo que cada participante se aproxime de Nossa Senhora. O percurso é rápido, arborizado e tem previsão de duração de aproximadamente duas horas”, explica Mário Tuma Jr, diretor de procissões.

Para a edição deste ano, a saída será às 8h, da Praça Santuário, logo após a missa das 7h, presidida por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém. O trajeto seguirá pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Avenida Governador José Malcher, Travessa Dr. Moraes, retornando à Avenida Nazaré e à Praça Santuário — totalizando 2,9 km de caminhada.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A Imagem Peregrina será conduzida no carro da Romaria das Crianças, com decoração de Vando Nascimento, acompanhada por quatro carros dos Anjos — ícones da Grande Procissão do Círio — e três barcas com crianças da Guarda Mirim de Nazaré. Também participarão crianças de projetos sociais da Basílica Santuário, além de escolas e paróquias.

Número de crianças no Círio aumenta com o passar dos anos

Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), com dados do DIEESE, a estimativa de público é de cerca de 350 mil pessoas, entre crianças e adultos, especialmente idosos. A primeira edição da Romaria das Crianças aconteceu em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes.

Imagem colorida mostra crianças no Círio de Nazaré durante procissão em Belém
Foto: Sandro Barbosa/Fundação Nazaré

“Desde março, uma comissão formada pelo Padre Francisco Assis, reitor da Basílica Santuário, pela DFN, catequese, Pastoral da Acolhida e Guarda de Nazaré organiza todos os detalhes desta romaria. Haverá acolhimento para crianças perdidas, apoio aos Guardas Mirins, pontos de doação de água e atendimento médico. Caso alguma criança se perca, o público deve procurar imediatamente a Guarda de Nazaré, que encaminhará a criança ao centro de acolhimento na Concha Acústica da Praça Santuário, com apoio de pedagogos e psicólogos”, destacam Karla Sena e Josyane Carla Araújo, que fazem parte da comissão.

Leia também: Confira 14 curiosidades sobre o Círio de Nazaré

Durante o trajeto, as crianças receberão pulseiras de identificação fornecidas pela Guarda de Nazaré. Além disso, grupos musicais animarão a Praça Santuário, como o grupo Adorar Jesus, o coral de alunos da catequese da Basílica Santuário e o coral da Paróquia Santa Cruz, além de minicarros sonoros ao longo da procissão, com a participação da Banda Marcial Centro Martino Beltrame, de Benevides, sob regência do maestro Amaury Piedade.

A banda é formada por alunos e ex-alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Bertilla, além de crianças e jovens das comunidades de Benevides. O momento de fé será completado com a oração do terço Mariano e a leitura de salmos por uma criança.

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. 

Em 2025, a Festa de Nazaré tem como patrocinador super master o Ministério do Turismo, patrocinadores master Banpará, Instituto Cultural Vale, Águas do Pará e Hydro. Como patrocinadores Alubar, CN Produções, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Energéticos Bally, Econômico Comércio de Alimentos, FIEPA, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Guamá Resíduos, ITA Center Park, Magazine Luiza, Pag Bank, Sebrae, Rodrigues Colchões, Sudam, Prefeitura Municipal de Ananindeua e Tramontina. Como apoiadores master Afya Educacional, Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, Natura e Jefferson. E mais 114 apoiadores.

*Com informações da DFN

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade