Confira 14 curiosidades sobre o Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é um acontecimento religioso que envolve, direta ou indiretamente, toda a população paraense

A origem do Círio de Nazaré, festividade religiosa que acontece em Belém (PA), está envoltaem lendas e mitos, que entram em choque com fatos históricos.

De acordo com a história, por volta de 1700, um caboclo chamado Plácido José dos Santos, caminhava pela mata da estrada do Utinga, atualmente, Avenida Nazaré. Levado pela sede, acabou descobrindo entre pedras cobertas de trepadeiras, às margens do igarapé Murutucu uma espécie de nicho natural com uma pequena imagem da Virgem de Nazaré (a imagem, hoje tida como a original, tem 38.5 cm de altura).

Foto: Divulgação

Encantado, o caboclo levou a imagem para casa e, no dia seguinte, ao acordar, viu que havia desaparecido. Assustado, correu até o local onde a encontrara e percebeu que a imagem havia “voltado” para o mesmo lugar. O fenômeno se repetiu várias vezes, até que o governador da época mandou que a imagem fosse levada para a capela do Palácio do Governo, onde ficou guardada pelos saldados.

Mesmo sob intensa segurança, no dia seguinte,a santa foi de novo encontrada sob às margens do igarapé.Plácido resolveu construir uma ermida para abrigar a Santa. A notícia do milagre se espalhou e, a cada ano, o número de pessoas que visitava a santa milagrosa só crescia.

Em 1973, quando o bispo do Pará, Dom João Evangelista, oficializou a devoção, colocando Belém sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré.

Para homenagear o Círio de Nazaré, o Portal Amazônia preparou uma lista com curiosidades a respeito do evento religioso, que acontece no mês de outubro em Belém. Confira: 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Chamas nas florestas: o que isso significa para os amazônidas?

"A mudança climática não é mais uma ameaça distante; está aqui, tornando-se mais severa a cada ano", comenta Mark J. Plotkin.

Leia também

Publicidade