Documentário sobre indígenas yanomami em Roraima estreia no festival É tudo verdade

Produção assinada pelo premiado diretor Luiz Bolognesi e o líder yanomami Davi Kopenawa denuncia descaso com povos tradicionais

A Última Floresta, longa-metragem dirigido por Luiz Bolognesi, terá sua primeira sessão no Brasil no 26º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que inicia no próximo dia 8 de abril. O roteiro é assinado por Bolognesi e Davi Kopenawa Yanomami, escritor, xamã e líder político yanomami. A exibição acontece no encerramento do festival, dia 18 de abril.

O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, sendo o único filme brasileiro presente na mostra Panorama. Em 2018, o premiado Ex-Pajéesteve na mesma seleção do evento.

Foto: Divulgação

O documentário retrata o cotidiano de um grupo yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa busca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca os viu, nem os ouviu. 

Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas.

O filme é produzido pela Gullane (dos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane) e Buriti Filmes (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi), em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA) e tem distribuição da Gullane. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano.

Sinopse:

Em uma tribo Yanomani isolada na Amazônia, o xamã Davi KopenawaYanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade