Um lugar de grandes encontros e parcerias, onde o futuro do turismo da Amazônia é discutido, com a participação de grandes nomes do turismo regional, de condutores, guias, agências, comunicadores, secretarias de turismo e muito mais.
Um lugar de grandes encontros e parcerias, onde o futuro do turismo da Amazônia é discutido, com a participação de grandes nomes do turismo regional, de condutores, guias, agências, comunicadores, secretarias de turismo e muito mais, e a participação do povo lindo da região, tornando o evento ainda maior.
A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) teve como objetivo promover e integrar os destinos e atrativos turísticos da Amazônia, atraindo operadores de turismo e agentes de viagem nacionais e internacionais, o trade local, profissionais de comunicação e todos aqueles envolvidos com a cadeia de negócios e rede de prestação de serviços da atividade turística.
Onde aconteceu
O evento foi realizado na Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos de Belém, capital do Pará, um local que recebe em média por ano a visita de mais de 1,5 milhão de turistas do mundo todo, que contempla em seu espaço três galpões, chamados de boulevards das artes, da gastronomia e das feiras e exposições (onde ocorreu a FITA 2022), de onde também se observa um por do sol lindíssimo às margens do rio Guamá, com seus 500m de orla e que conta com as estruturas dos guindastes que foram fabricados no início do século 20, nos Estados Unidos.
Com o tema “Turismo Inteligente: conexões e experiências sustentáveis”, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), realiza a décima edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, a FITA, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de maio de 2022 na Estação das Docas em Belém.
O tema escolhido para esta edição tem a tecnologia como fio condutor para as conexões e experiências turísticas de modo a fomentar nossos negócios de forma sustentável. Nesse sentido, as tecnologias alinhadas ao turismo são uma realidade que ninguém mais pode se abster. A internet e os diversos dispositivos, redes sociais e meios de comunicação evoluíram para tornar as vivências mais inteligentes e conectadas. Por isso, durante quatro dias, os expositores e palestrantes trouxeram debates que puseram em pauta como a tecnologia está transformando este mercado.
Em 2022 completamos 20 anos trabalhando o turismo na região, reforçando nossa relevância no cenário de eventos turísticos na Amazônia. E a recompensa disso vem em forma de reconhecimento: somos a maior feira de turismo do Norte do país e a única a abranger toda a Amazônia Legal brasileira.
O que rolou no evento
Pensando nisso, além dos tradicionais estandes com expositores, o evento contará com capacitações para os agentes de turismo e, também, painéis-workshop com representantes de organizações nacionais e multinacionais, além de grandes nomes do marketing e da criação de conteúdo digital.
A FITA também tem entretenimento! Esse ano, profissionais renomados da comunicação, turismo e gastronomia farão nossas palestras-shows. E, é claro, uma programação cultural estrelada com shows de artistas paraenses. Afinal, duas décadas fomentando o turismo da Região Amazônica merecem ser comemoradas.
O evento contou com diversos talentos na área do turismo para fortalecer a imagem de nossa região, com painéis focados em produção de conteúdo, que contou com a presença dos produtores, que apresentaram aos visitantes dicas de como se portar na rede, como produzir material de foto e vídeo, como crescer, engajar e até mesmo produzir material que possa gerar renda. Contou com os palestrantes: Gildo Júnior (do blog e canal Bora de Trip), do Rômulo Dias (do instagram Visite o Pará) e do casal Cris e Rogério (do instagram Viver no Mundo).
Na FITA, também foram aprensentadas as palestras-show, que contaram com diversas celebridades de nossa Amazônia como o caso de nossa queridíssima Thaynara OG, que esteve apresentando um pouco de sua história, sua luta e sobre o São João da Thay, um mega evento no Maranhão.
Foram diversos temas tratados, diversos municípios apresentados, além da cultura que chegou forte e também a presença de muita gente passando pela feira. Cada stand apresentava um pouco de cada região, e teve o município anfitrião, Santarém, que esteve presente, apresentando toda sua beleza, e Alter do Chão, que foi como o Melhor Destino pelo prêmio UPIS de Turismo.
Gratidão
E para mim, como um dos palestrantes do evento, não poderia deixar aqui a minha imensa gratidão pelo convite, o quanto que me senti honrado no evento, e em poder levar um pedacinho de nossa Amazônia através dos slides e vídeos que pude apresentar. A palavra que senti, no que vivi ali, não teria outra a não ser OBRIGADO FITA, OBRIGADO PARÁ!
E, falando em gratidão, não teria como não agradecer também à Setur, em nome de seu secretário de turismo, André Orengel e toda sua equipe maravilhosa, além dos nossos sempre parceiros, Guarimã Hostel e Turismo (Bragança), a equipe do LocMil Turismo e o Júlio Porto Grande, Secretário de Turismo de Salinópolis), o Elder do @eco.mundo.brasil, o casal mais top da Monotour e o Antonieta Hostel (Belém), e a todas as guerreiras do Viva Marajó, Scafi Turismo, Hotel Marajó, Edgar Transporte e Turismo, Fazenda Mironga, Mãos Caruanas, que sempre nos recebem com tanto carinho naquela ilha mágica e maravilhosa.
E que venha a FITA 2023, e para mais informações, basta acessar o site do evento: https://fitaamazonia.com/, e o instagram da feira @fitaamazonia.
Sobre o autor
Gildo Júnior é fotógrafo, videomaker, aventureiro, colunista, articulista e colecionador de roteiros. Para o servidor público federal, o mundo é imenso, repleto de lugares para conhecer, de coisas para fazer, de culturas para admirar, comidas para provar e pessoas para conhecer, por isso afirma que “por mais que o mundo gire, a única coisa que não posso fazer é ficar parado”.
*O conteúdo é de responsabilidade do colunista