Manaus 30º • Nublado
Domingo, 21 Abril 2024

Veja o Top 5 de matérias mais acessadas do Portal Amazônia em 2023

as-mais-acessadas-de-2023-com-assinatura

O Portal Amazônia busca sempre responder as perguntas, dúvidas e curiosidades sobre a maior floresta tropical do mundo. Em 2023 não foi diferente e entre tantos temas como as lenas e até mesmo uma planta usada para melhorar a saúde, trazemos o ranking com as cinco matérias mais acessadas neste ano. Relembre:

"Som da morte": Descubra a lenda por trás da coruja-rasga-mortalha

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em aves de mau agouro, animais que trazem más notícias, como o presságio morte, por exemplo. A lenda da rasga mortalha (nome científico Tyto furcata) é a personificação dessas aves. "Coruja da morte" e "suindara" são outros nomes populares para a coruja. Mas, afinal, qual a história por trás da lenda? 

Crajiru: para que serve e quais os benefícios dessa planta 

É fato que muitas plantas da região amazônica são utilizadas para fins medicinais. Esse costume, em sua maioria surgiu dos povos indígenas e comunidades ribeirinhas para tratar doenças de forma natural, até porque chegar até um posto de saúde e conseguir remédios adequados nem sempre é acessível para todos.

No decorrer dos anos, muitos pesquisadores começaram a analisar as propriedades presentes nessa variedade de remédios naturais, com o intuito de verificar se realmente são eficazes. Esse estudo é conhecido por Fitoterapia, que seria o estudo de plantas e suas aplicações.

Uma planta bastante conhecida e usada que passou a ser estudada é o Crajiru (Arrabidaea chica). Muito comum na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, o crajiru pode ser encontrado em todo o território brasileiro. 

Amazonês: aprenda 30 gírias e expressões que são a cara de Manaus

 Sabia que o amazonense tem uma língua própria? Confira expressões que são famosas no Estado:

Conheça as lendas da Amazônia que mexem com imaginário popular

O folclore brasileiro é rico em histórias. Quem nunca ouviu de seus avós ou pais, as fantásticas lendas que cercam o imaginário do amazônida? O Portal Amazônia selecionou 10 lendas bastante populares na região. Confira:

Entenda a diferença entre as cobras coral-verdadeira e falsa-coral 

Quando observamos cobras, seja por foto ou até mesmo pessoalmente, a primeira dúvida que vem à cabeça é se ela é venenosa (possui peçonha) ou não. No senso comum, tende-se a achar que quanto mais vibrante e colorida for a cor de uma cobra, mais venenosa ela é. Em geral, esse pensamento pode ser considerado correto, porém existe uma espécie que utiliza desse mecanismo para confundir predadores e garantir sua sobrevivência.

É o que acontece entre a coral-verdadeira (Micrurus lemniscatus) e a falsa-coral (Erythrolamprus aesculapii). Ambas são comuns no território brasileiro, inclusive na Amazônia, e extremamente parecidas fisicamente.

Por isso, o Portal Amazônia buscou ajuda para explica a diferença entre ambas. Confira: 

Veja mais notícias sobre NotíciasAmazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 21 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/