Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022
R

Rasga-mortalha

Captura-de-Tela-2021-09-29-as-10.06.33

A coruja-rasga-mortalha possui o nome científico de Tyto furcata. Ela pertence a família Tytonidae e é conhecida por muitos nomes que se referem a sua aparência como Coruja-branca, Coruja-de-prata, Coruja-demônio, Coruja-fantasma, Coruja-morte, Coruja-de-noite, Coruja-rato e principalmente como suindara.

A rasga-mortalha pode ser encontrada em diversas partes do mundo. Ela ocorre em todos os continentes, exceto em regiões polares e desérticas.

A rasga-mortalha tem porte médio e mede cerca de 20 a 36 centímetros de comprimento. As asas são longas com uma envergadura de cerca de 75 a 110 centímetros. O macho pesa em torno de 470 gramas e a fêmea 570 gramas. É uma espécie de cor pálida. A cabeça é branca com formato de coração e a plumagem do dorso é cinza ou marrom, assim como nas costas.

É uma predadora de rapina com hábitos noturnos. Ela é altamente especializada para caçar pequenos animais como roedores, aves, invertebrados, lagartos, anfíbios, cobras, insetos, morcegos, marsupiais e répteis. Como todas as corujas, o alimento é consumido inteiro.

Em relação à reprodução, O casal é fiel para a vida toda, a menos que o companheiro morra, quando uma nova união será formada. A maturidade sexual dessa ave se inicia aos 10 meses e se reproduzem pelo menos 1 vez ao ano, em qualquer época. O macho inicia a corte vocalizando para a fêmea, depois realiza um voo de exibição, incluindo fortes batidas de asas.

Leia também: Rasga-mortalha, a espécie de coruja branca cercada de mitos na região Amazônica

Veja mais notícias sobre R.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/