Três Estados da Amazônia Legal possuem, além do acesso à água doce, a convergência com a água do mar.
Conhecida e admirada por sua potente biodiversidade, a Amazônia possui a maior bacia hidrográfica do mundo. Nasce na Cordilheira dos Andes e segue pela Colômbia, Equador, Venezuela e Bolívia, países também amazônicos, além do Brasil. Ao todo, são 7 milhões de quilômetros quadrados, 3,8 apenas no território brasileiro.
Mas se engana, porém, quem acha que na região amazônica há apenas curso de água doce, ou seja, rios. Além de lagos, igarapés e extensos rios, a Amazônia Legal é banhada pelo Oceano Atlântico.
Confira os lugares na região que são banhados pelo oceano Atlântico:
Pará
Banhada pelas águas do Atlântico, Salinópolis, ou simplesmente Salinas, é um dos municípios do litoral paraense que possuem praias de areia branca e fina que chamam a atenção por sua grandiosa extensão e paisagem paradisíaca. Salinas fica localizada a 220 quilômetros de Belém e a cidade é um dos destinos mais procurados no verão.
Além disso, tem várias atrações, como as praias desertas na Vila de Cuiarana, o Lago da Coca-Cola, a Orla do Maçarico, a fonte de água mineral de Caranã, igarapés e dunas de areia.
Amapá
Localizado estrategicamente no estuário do Rio Amazonas, faz fronteira com a Guiana Francesa (que é parte da União Europeia), Suriname e Estado do Pará.
Além de ser “percorrido” pelo Rio Amazonas é banhado pelo Oceano Atlântico. O Amapá apresenta, inclusive, várias vantagens consideráveis para o comércio internacional, uma vez que está geograficamente próximo de mercados consumidores, como Estados Unidos e Europa.