Manaus 30º • Nublado
Domingo, 17 Outubro 2021

Portal Amazônia responde: O que é Amazônia Azul?

Portal Amazônia responde: O que é Amazônia Azul?

Com cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Amazônia azul equivale à uma vasta área oceânica pertencente ao território brasileiro. Correspondente à mais da metade do território terrestre e com uma extensa biodiversidade de vida marinha que abriga espécies só existentes aqui, como corais, esponjas e peixes. O Portal Amazônia mostra o que é a Amazônia Azul, quais recursos existentes e quais os riscos que sofre.

Foto: Reprodução

O que é ?


A Amazônia azul, também conhecida como território marítimo brasileiro, é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, uma área que corresponde a 4,5 milhões de quilômetros quadrados e equivale à superfície da Floresta Amazônica. O nome foi escolhido justamente em comparação à Amazônia Verde.

Essa região possui muitas riquezas e potencial de uso econômico de diversos tipos, como:


  • Pesca;
  • Minerais;
  • Biodiversidade de espécies marítimas que residem nesta região;
  • Petróleo, como o encontrado na Bacia de Campos e no pré-sal;
  • Aproveitamento de energia maremotriz; 

Recursos naturais

Assim como a Amazônia Verde, há uma imensa diversidade na vida aquática da costa brasileira: peixes, baleias, golfinhos, focas, leões-marinhos e tartarugas. Possui um estoque genético de valor imensurável e ainda pouco explorado, uma vez que a principal forma de exploração dos recursos vivos tem sido a pesca extrativista. Muitos moradores que vivem próximos do mar utilizam da pesca de subsistência.

Entretanto, as características físico-químicas das águas da Amazônia Azul compõem um ambiente marinho pobre em nutrientes, com pequena produção primária, o que dificulta o desenvolvimento de uma cadeia alimentar mais complexa.  

Foto: Divulgação

Recurso energéticos

A maior parte das reservas de petróleo do Brasil está em campos marítimos. O pré-sal, por exemplo, apresenta importância econômica significativa para o país em termos de produção de petróleo.

Foto: Divulgação

Recursos minerais

Areia e cascalho são os recursos que apresentam maior potencial para exploração marinha na Amazônia Azul, ultrapassando, em volume, o valor de qualquer outro recurso não vivo, excluindo óleo e gás, sem contar metais nobres como ilmenita, monazita, zirconita e rutilo, que ocorrem praticamente em toda a faixa litorânea da Amazônia Azul.

Preservação

Apesar de sua enorme importância para a economia nacional e para a manutenção das espécies da região, a população em sua maioria não vê a importância da preservação da Amazônia Azul, que sofre efeitos da sobrepesca, quando não há tempo necessário para as espécies se reproduzirem mantendo um ecossistema padrão. 

Outro fator a ser levado em consideração é a falta de aplicação e punição de políticas públicas efetivas tendo em vista que a exploração dos recursos nem sempre é de forma sustentável. A preservação desses recursos é fundamental para a manutenção da Amazônia Azul, assim como é para a Floresta Amazônica.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/