Seus frutos são verdadeiros explosivos, podendo atingir uma vítima em até 100 metros de distância. Sua toxicidade é tão alta que foi utilizada na produção do gás lacrimogênio
Quem nunca desejou uma sombra e água fresca para aproveitar a sombra de uma árvore e tirar um belo cochilo? A sombra de uma árvore pode ser muito bem desfrutada…menos uma……afinal, ela irá explodir, caso se aproxime…literalmente.
A Amazônia nos surpreende mais uma vez, desta vez, essa descoberta é explosiva! Estamos falando da Árvore dinamite, conhecida em outras regiões do Brasil como Açacu ou Areeiro. A planta é conhecida por diversos outros nomes como “dynamite tree“(árvore de dinamite), “monkey’s pistol“(pistola/arma de macaco) e “monkey-no-climb“(macaco-não-sobe).
Ela pode atingir até 60 metros de altura, e pode ser encontrada em áreas de várzeas inundáveis, beira de rios e terrenos pantanosos. O Açacu (Hura crepitans L.) tem seu tronco acinzentado e coberto por espinhos grandes e pontiagudos, extremamente afiados, onde nem mesmo os macacos e pássaros a procuram como refúgio.
A espécie é da mesma família de árvores de grande valor medicinal como a erva-de-santa-luzia, entretanto, apesar da sua familiaridade, a árvore é bastante tóxica.
Sua toxicidade pode provocar queimaduras graves em contato com a pele, além de causar hemorragia, cegueira, constrição da garganta e diarreia, além de conjuntivite e vômitos.
O látex produzido pela árvore é muito venenoso, e sua seiva é tão tóxica, que 6g do material pode matar um indivíduo ou animal com peso de 50kg. Seus frutos são parecidos com abóboras, mas não se engane, ele é uma bomba da natureza!
Com cerca de 8 cm de diâmetro, quando está maduro, explode lançando suas sementes por até 100 metros de distância. A pequena explosão é tão forte que acaba gerando um ruído alto que ecoa pela floresta adentro.
A árvore floresce de maio a junho e frutifica entre os meses de junho e julho.
Você pode querer manter distância dessa árvore depois disso tudo, não é mesmo? Mas, saiba que a árvore dinamite possui suas propriedades medicinais e uso popular.
Além de atuarem como inseticidas e formicidas, suas folhas, cascas, frutos e sementes são usados medicinalmente. O látex é usado para envenenar pontas de flecha e causar a queda de dentes em dificuldade de extração. Como medicamento serve para tratar doenças da pele, reumatismo e vermes intestinais.
Nos Estados Unidos, ela foi utilizada como uma das substâncias para a criação do gás lacrimogênio.
A madeira da árvore é considerada bastante leve e durável, transformando-a a matéria prima perfeita para a confecção de sapatos, móveis e até na construção civil.
De acordo com estudos científicos, as folhas das árvore possuem excelente efeito vermífugo, contra vermes que costumam infectar os rebanhos de gado.