Manaus 30º • Nublado
Terça, 05 Março 2024

Marinha realiza levantamento hidrográfico em área de 714 km² no rio Amazonas

Foto: Reprodução/Marinha do Brasil

O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), da Marinha do Brasil, realizou de maio a julho o levantamento hidrográfico em um trecho de 714 km² do rio Amazonas, entre os municípios de Almeirim e Prainha, na região do Baixo Amazonas, oeste do Pará. O objetivo é atualizar seis cartas náuticas, em cumprimento ao Plano de Trabalho de Hidrografia para 2023.

O levantamento foi feito por meio do Navio Hidrográfico Balizador (NB) 'Tenente Castelo'. Com 37,51 metros de comprimento, 8,83 m de "boca" (largura), 3,5 m de pontal (altura do casco, da quilha ao convés) e 2,56 m de "calado" (medida da parte submersa), a embarcação é equipada com radar de navegação e dois ecobatímetros. A tripulação é composta por 27 militares.

"O levantamento é de suma importância para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção à poluição hídrica na região, cuja população depende, quase exclusivamente, do modal aquaviário para locomoção e abastecimento do comércio", avalia o Comandante do NB "Tenente Castelo",

Capitão-Tenente Kássio Barbosa.
Área sondada no rio Amazonas. Imagem: Reprodução/Agência Marinha de Notícias

Cartas náuticas 

As cartas náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas ou qualquer outra massa d'água navegável e que se destinam a servir de base à navegação. 

Esses documentos fornecem informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, boias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e de contorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.

Veja mais notícias sobre AmazôniaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/