Língua indígena amazônica pode ser reconhecida como ‘Referência Cultural Brasileira’; saiba como

A língua Kawahiba pode ser reconhecida, até 8 de junho, por meio de manifestação da sociedade sobre a proposta de inclusão no Inventário Nacional de Diversidade Linguística.

A proposta de inclusão da língua Kawahiba, dos Uru-Eu-Wau-Wau, no Inventário Nacional de Diversidade Linguística e reconhecimento do idioma como “Referência Cultural Brasileira” foi divulgada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de publicação no Diário Oficial da União, no dia 10 deste mês. A proposta foi apresentada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a anuência da comunidade linguística, por meio de projeto de ‘Levantamento Regional da Situação Sociolinguística das Etnias Indígenas de Rondônia’.
Desde então está aberto o prazo de 30 dias para que a sociedade se manifeste, por meio de formulário online, sobre a proposta de inclusão no Inventário Nacional de Diversidade Linguística da língua Kawahiba, termo que tem sido atribuído a um complexo dialetal composto por, no mínimo, oito dialetos ainda existentes e falados por diferentes etnias localizadas nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.
Cartaz em escola da Aldeia 623. Foto: Reprodução/Iphan

O parecer técnico favorável, que será analisado pela Comissão Técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, recomendou a inclusão da Língua Kawahiba dos Uru-Eu-Wau-Wau no inventário, concluindo que o reconhecimento servirá não somente para destacar a relevância da língua para a memória, a história e a identidade do povo Uru-Eu-Wau-Wau e do povo brasileiro, mas também justificará a implementação de ações voltadas à salvaguarda da língua.

As manifestações da sociedade deverão ser enviadas até o dia 8 de junho, por meio de formulário digital. As respostas serão enviadas para a Comissão Técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto.

Confira o parecer técnico na íntegra.

Formulário digital para manifestações da sociedade sobre a proposta de inclusão no Inventário Nacional de Diversidade Linguística e reconhecimento como “Referência Cultural Brasileira” da língua Kawahiba dos Uru-Eu-Wau-Wau

Inventário Nacional de Diversidade Linguística (INDL)

O Inventário Nacional de Diversidade Linguística foi instituído por meio do Decreto Nº 7.387, de 9 de dezembro de 2010. O inventário serve como instrumento oficial de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

Voltado para o reconhecimento da diversidade linguística como patrimônio cultural, o inventário visa fomentar a produção de conhecimento e documentação sobre as línguas faladas no Brasil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade