Há mais de 20 anos, a internet parecia algo distante, muito diferente das facilidades conquistadas recentemente. Quem tem mais de 30 anos certamente se lembra dos barulhinhos típicos das conexões discadas e como os sites ainda não eram recheados de imagens devido às suas limitações. O Portal Amazônia nasceu nesta época.
“Quando a gente chegou aqui era tudo mato!”. Brincadeira à parte, essa é uma frase que pode ter diversos significados para a trajetória do Portal Amazônia, que celebra 23 anos neste 5 de julho. Tanto pelo pioneirismo na internet na região amazônica quanto com a missão de divulgar a realidade da Amazônia e do amazônida.
Para comemorar, reunimos algumas curiosidades sobre o Portal Amazônia para você conhecer:
1
O Portal Amazônia é pioneiro na região. Foi lançado em 5 de julho de 2001 e está entre as principais referências sobre o tema Amazônia na internet com 23 anos ininterruptos de trabalho. Mas você sabia que foi lançado em plena quinta-feira, por volta das 2 horas da manhã?
2
O primeiro slogan, da campanha de lançamento em 2001, era “a internet ficou verde”.
3
A primeira logo e a página principal do Portal Amazônia eram muito diferentes. Na época o uso de imagens era limitado devido a demora no carregamento. Já conhecia?
4
Ainda em 2002, outra novidade foi relacionada ao uso via telefone celular, do serviço SMS (Serviço de mensagem curta ou torpedo), oferecido em parceria com a NBT/TCO: era possível responder enquetes, enviar mensagens e participar de promoções. Os primórdios da interatividade via telefone móvel!
Mas não era só isso. No início dos anos 2000, os chats eram super populares e é claro que o Portal também tinha o seu, um bate-papo em que os internautas interagiam com entrevistados, principalmente atrações culturais. Hoje temos diversas formas de interação pelas redes sociais. Onde você interage mais com a gente?
5
Parceiros nunca faltaram para o Portal Amazônia. Inclusive, no começo, as parcerias com jornais impressos, como o Jornal do Commércio, rendiam diversas publicações para a internet.
6
E sim, nós também fazemos parte do Grupo Rede Amazônica, uma rede de televisão aberta, afiliada da TV Globo, com sede na cidade de Manaus, no Amazonas, que também é onde fica a nossa redação jornalística. O Grupo nasceu em 1972 e está presente em cinco Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Também abriga outros veículos jornalísticos, como g1, o Globo Esporte e a CBN Amazônia.
7
Mais uma vez, para quem já passou dos 30 anos, certamente lembra das enciclopédias – grandes coleções de livros impressos com informações das mais diversas sobre tudo. Quase um Google, mas que precisava de um certo esforço para encontrar o que queria. O Portal Amazônia, desde seu começo, investe em um almanaque que cumpre esse papel, focado na Amazônia: o Amazônia de A a Z.
8
Você sabia que já fomos hospedados na Globo.com? E, além disso, o Portal também tinha a TV Portal News, uma sessão em que os vídeos já eram o foco.
9
O pioneirismo do Portal Amazônia também o levou a realizar transmissões ao vivo. Isso mesmo! Quem lembra do programa Amazônia Interativa, que fez parte da grade do canal Amazon Sat e era transmitido simultaneamente no nosso site? Ainda é possível conferir alguns episódios no nosso canal no Youtube.
10
Certamente, em algum momento, você deve ter visto o historiador Abrahim Baze tanto em nossas matérias quanto na telinha do Amazon Sat. Mas a participação do historiador no Portal é um dos legados desses 23 anos, pois ele é nosso colunista desde a estreia, em 2001.
Mesmo após 23 anos, continuamos sendo contadores das histórias dos amazônidas. Fatos marcantes, curiosidades, peculiaridades regionais, lendas e tudo mais que houver para saber sobre a região queremos mostrar para o mundo. Conta pra gente o que mais tem marcado a história do Portal Amazônia para você!