Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
No sétimo painel do Amazon On 2025, intitulado ‘Cooperação Internacional para Impulsionar a Transição Verde’, autoridades e especialistas de diferentes países reforçaram a necessidade de fortalecer parcerias globais para viabilizar investimentos sustentáveis em infraestrutura e conectividade.
O debate faz parte da segunda edição do evento, realizado em Manaus (AM), entre os dias 20 e 21 de agosto, e reuniu lideranças do setor público e privado, ressaltando que o avanço tecnológico precisa caminhar lado a lado com metas ambientais para enfrentar os efeitos cada vez mais severos das mudanças climáticas.
Leia também: Conectar a Amazônia ao mundo pode impulsionar a sustentabilidade, defendem participantes do Amazon On
O painel contou com a presença de Renson Ccatay Ureta, especialista em Finanças na Direção de Políticas Regulatórias e Concorrência do Organismo Supervisor de Investimentos Privados em Telecomunicações (OSIPTEL); Leonilde dos Santos, presidente da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Arctel-CPLP); Luciano Charlita de Freitas, especialista sênior em Transformação Digital no Banco Mundial; Julissa Cruz, diretora executiva do Instituto Dominicano das Telecomunicações (INDOTEL); e Constâncio Ernesto Sumalgi (Uganda), reforçando que a transição verde exige esforços conjuntos, planejamento estratégico e investimento coordenado entre governos, instituições multilaterais e o setor privado.
Direto da República Dominicana, Julissa Cruz ressaltou a urgência de adotar critérios ambientais na expansão da conectividade levando em consideração a cooperação entre países como os que compartilham o bioma amazônico.
“Conversar sobre investimentos em conectividade com essa perspectiva de sustentabilidade ambiental é extremamente importante e necessário. É urgente que todo investimento seja guiado por essa perspectiva de sustentabilidade”, afirmou.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O especialista em finanças do Organismo Supervisor de Investimentos Privados em Telecomunicações (OSIPTEL), no Peru, Renson Ccatay Ureta, destacou que a troca internacional de experiências não apenas estimula novas ideias, como também favorece a criação de modelos de negócios sustentáveis.
“Esse tipo de reunião pode fortalecer ideias sobre financiamento de projetos e apoiar pequenas empresas, para que conheçam mais sobre essas situações e possam alcançar resultados integrados em toda a Amazônia e na nossa região”, disse, lembrando que princípios ambientais já são adotados por bancos comerciais, como os Princípios do Equador.
Leia também: Amazon On: especialistas exemplificam como a conectividade é aliada ao enfrentamento de mudanças climáticas
Cooperação deve começar por meio de diálogos
Já a presidente da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Arctel-CPLP), Leonilde dos Santos, ressaltou o papel do diálogo multilateral na construção de soluções adaptadas à realidade de cada nação.
“O Amazon On é um excelente fórum para fazermos essa cooperação, conhecer projetos concretos e levar as melhores experiências aos nossos países lusófonos. A conectividade muda vidas, mas precisa ser sustentável. É fundamental correlacionar o digital com a infraestrutura energética”, afirmou.
O evento acontece em Manaus, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques. Confira a programação completa AQUI.
