Chamada apoia colaborações em bioeconomia e desenvolvimento sustentável no Amazonas

FAPESP e Fapeam vão financiar projetos bilaterais que gerem inovações com base na sociobiodiversidade amazônica. Chamada está aberta até dia 23 de março.

Foto: Paulo Pedro P.R. Costa via Wikimedia Commons

A FAPESP lançou uma chamada de propostas em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para o financiamento de pesquisas em ciência, tecnologia e inovação em bioeconomia amazônica, a partir da articulação de colaborações entre pesquisadores dos Estados de São Paulo e doAmazonas.

A chamada – a terceira no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições – visa apoiar a criação e o aprimoramento de tecnologias, processos e produtos inovadores para a valorização da sociobiodiversidade amazônica, a transição para uma economia de baixo carbono e a inclusão social.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A FAPESP e a Fapeam também pretendem fomentar pesquisa em inovação e tecnologia avançada com potencial de gerar cadeias de valor sustentáveis e que contribuam com a inserção mercadológica de bioprodutos e biotecnologias amazônicas em cadeias de valor nacionais e globais, incluindo a criação ou o aprimoramento de mecanismos de certificação e rastreabilidade.

fapeam faz chamada para projetos em bioeconomia
Sede da Fapeam em Manaus. Foto: Divulgação / Fapeam

Para quem é a chamada?

A chamada está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa de São Paulo e do Amazonas. As propostas devem ter como representantes dois coordenadores, um de cada Estado, e devem ser elaboradas conjuntamente entre as metades paulista e amazonense do consórcio.

Serão apoiadas propostas que se atenham às quatro linhas temáticas da chamada:

  • Linha 1 – Governança, Instrumentos Regulatórios e Modelos de Negócios Sustentáveis em Bioeconomia, tendo como foco principal a estruturação, a viabilidade e a competitividade do ambiente bioeconômico;
  • Linha 2 – Descarbonização, Energias Renováveis e Economia Circular na Amazônia, cujo objetivo predominante é o impacto ambiental e energético da tecnologia/processo/serviço proposto;
  • Linha 3 – Desenvolvimento de Bioprodutos, Bioprocessos e Biotecnologias da Sociobiodiversidade, com foco na geração de soluções tecnológicas inovadoras derivadas da biodiversidade amazônica;
  • Linha 4 – Valorização do Capital Humano e Economia Criativa para a Bioeconomia, instrumentalizando identidades culturais como vetores estratégicos para o desenvolvimento da bioeconomia e incluindo ações de empreendedorismo social.

A FAPESP e a Fapeam apoiarão projetos por até 36 meses. Serão selecionados até dez projetos. A Fapeam destinará um total de R$ 2 milhões para a chamada. A FAPESP reservou um valor global de R$ 6 milhões e aplicará à chamada as normas de apoio e condições de elegibilidade da modalidade de fomento Auxílio à Pesquisa Regular.

Cada coordenador deverá submeter proposta à Fundação de Amparo à Pesquisa de seu respectivo estado, por meio do SIGFapeam, do lado amazonense, e do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), do lado paulista. O prazo para submissão é 23 de março.

Confira os detalhes da chamada AQUI.

*Com informações de Agência Fapesp
 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fiocruz pesquisa inter-relação entre impactos climáticos e a saúde indígena no Amazonas

Pesquisa da Fiocruz Amazônia é realizada junto às populações de 13 aldeias indígenas no Território Munduruku, durante expedição.

Leia também

Publicidade