Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Terceiro fórum da plataforma 'Amazônia Que Eu Quero' debate propostas de Modelo Econômico na Amazônia

zfm-agencia-brasil

A plataforma 'Amazônia Que Eu Quero' realiza nesta quarta-feira (13) seu terceiro fórum, com a temática 'Modelo Econômico na Amazônia'. O evento acontece às 20h (hora Manaus) e será transmitido de maneira simultânea no Youtube e no canal de TV Amazon Sat. Este é o terceiro evento de uma série de cinco fóruns previstos para a edição 2022 da plataforma - 'Caminhos da democracia'. 

O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos; o ex-superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira; o secretário estadual de Fazenda, ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do governo Temer, Marcos Jorge Lima; e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, responsável em coordenar as ações do Estado de fomento à indústria, comércio e serviços, Antônio Teles Júnior,  são os convidados confirmados.

A coordenadora da plataforma e mediadora do debate, Debora Holanda, reitera que esta edição repercute uma das principais discussões atuais. "Nós tivemos que mudar os rumos. Esse fórum de Modelo Econômico não estava previsto. Nós falaríamos de saúde, mas entendemos que precisávamos mudar por essa ser também uma temática importante nesse momento", explicou.

"Vamos ouvir os convidados para refletir melhor sobre como está a situação do Amazonas, como reflete na Amazônia e quais são as alternativas. Essa pauta, da Zona Franca, é destaque há muito tempo, mas precisamos entender como as alternativas funcionariam. O que dá para fazer agora?", comenta. Debora lembra também que a participação do público é fundamental para tirar dúvidas e proporcionar acesso ao tema para todos. 

As soluções discutidas e propostas durante o encontro pelos convidados serão encaminhadas para a Câmara 'Modelo Econômico na Amazônia' da plataforma Amazônia Que Eu Quero, constituída por especialistas no tema. Eles participarão de reuniões de trabalho para discutir e selecionar dez propostas de soluções para a Amazônia ao final desta etapa, que serão somadas as 20 propostas já geradas dos encontros anteriores.

Um caderno com todas as propostas dos cinco fóruns - Infraestrutura, Energia Limpa, Modelo Econômico na Amazônia, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas - será entregue em Setembro de 2022 aos parlamentares.

Ao intensificar o diálogo e participações entre a sociedade civil, iniciativa privada e poder público neste fórum, a plataforma "Amazônia Que Eu Quero" reitera e continua com seu objetivo de levar informação e conhecimento à população, incentivando desta forma o amadurecimento do senso crítico na escolha dos candidatos, a capacidade de análise e o voto consciente, e consequentemente a uma melhoria do processo democrático da região Amazônica.

Zona Franca de Manaus. Foto: Reprodução/Agência Brasil

Sobre a plataforma 'Amazônia Que Eu Quero'

A região mais verde do planeta e os amazônidas demandam a discussão de assuntos que são fundamentais e que nem sempre estão presentes no pleito político, de modo a gerar ações construtivas para a região em um ano tão determinante para os eleitores. A Fundação Rede Amazônica (FRAM), braço institucional do Grupo Rede Amazônica, lançou em 2021 a plataforma Amazônia Que Eu Quero, e te chama à reflexão: Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Plataforma Amazônia Que Eu Quero busca incentivar uma ação democrática que leve a população a exigir seus direitos junto aos representantes legais, elevando o nível de comprometimento e de atuação dos gestores públicos. Tal dinâmica possibilita o amadurecimento do senso crítico na escolha dos candidatos, a capacidade de análise da população e o voto consciente, levando a uma melhoria do processo democrático da região Amazônica.

Estão sendo realizados painéis, fóruns de debates on-line e ações presenciais para discussão e engajamento da população nos 5 estados da Amazônia - Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Na edição de 2022, a qual tem por tema "Caminhos da Democracia", serão realizados 5 fóruns com discussões pautadas pelas câmaras temáticas de Infraestrutura, Energia Limpa, Modelo Econômico na Amazônia, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas.

Sobre a Fundação Rede Amazônica 

A Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 36 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas, contribuindo com a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Siga a 'Amazônia Que Eu Quero' nas redes sociais:

Instagram

Podcast Echos da Amazônia

Youtube Fundação Rede Amazônica

Veja mais notícias sobre AmazôniaAmazônia que eu quero.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/