Museu Casa Suçuapara

 A casa foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, de janeiro a maio de 1990.

Museu Casa Suçuapara – Foto: Agência Palmas

Instalado no Parque Cesamar, o Museu Casa Suçuapara, construída em 1987, foi sede da antiga Fazenda Triângulo, localizada onde foi construída a Capital do Tocantins. Após a desapropriação de todas as propriedades para a implantação de Palmas, essa Casa foi a única que permaneceu erguida dentro do Plano Diretor e serviu de palco para tomada de decisões governamentais no início da construção da cidade.

Foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, de janeiro a maio de 1990. Depois disso, funcionou como sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), além de outros usos.

Após diversas manifestações populares a favor da preservação do bem e devido a sua importância simbólica ela foi tombada em caráter provisório no ano 2000 e em definitivo no ano de 2005. através do Decreto nº 67, de 16 de março do mesmo ano.

O espaço possui um arquivo cartográfico, documental e iconográfico sobre vários momentos da cidade. Quem visita o Museu Casa Suçuapara poderá conferir a exposições que reúnem imagens fotográficas do acervo próprio do Museu, peças preservadas da antiga fazenda, registros dos períodos em que sediou prefeitura, Câmara e LBA. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: qual a função de uma ‘área de preservação permanente’?

As APP são consideradas um instrumento essencial à política de preservação ambiental.
Publicidade

Leia também

Publicidade