Foto: Reprodução/Instituto Mamirauá
O Instituto Mamirauá lançou o livro ‘Fortalecendo o Ecossistema de Inovação na Região do Médio Solimões’, organizado por Tabatha Benitz, Cláudia de Lima Souza e Iolanda de Cassia R. L. Monteiro, uma obra que documenta as conquistas e aprendizados do ‘I Inova Tefé’, evento realizado na instituição, em colaboração com uma rede de parceiros.
Entre 400 participantes, o ‘I Inova Tefé’, no Amazonas, reuniu empreendedores, estudantes, pesquisadores, professores e representantes de instituições, promovendo a troca de experiências e incentivando o desenvolvimento de negócios alinhados à conservação e à sustentabilidade da Amazônia.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O livro registra todas as atividades do evento, incluindo formações de impacto em economia circular e criativa, marketing digital, audiovisual, propriedade intelectual e captação de recursos, além da Bio Ideação, um mini hackathon onde estudantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) criaram soluções para enfrentar os desafios da estiagem na região.
No livro, também são descritas as palestras sobre bioeconomia e inovação, as apresentações de pitches de incubadoras e empreendedores, as rodadas de oportunidades para conexão com investidores, e os relatos de pesquisa apresentados em sessões orais, pôsteres, vídeos e podcasts, abordando temas como, por exemplo, a comercialização do pirarucu e o potencial medicinal de plantas amazônicas.
Leia também: Portal Amazônia responde: qual a diferença entre economia verde e bioeconomia?
Além disso, o I Inova Tefé demonstrou preocupação com a inclusão e a diversidade, registrando a roda de conversa sobre grupos vulneráveis e negócios de impacto social, com foco em comunidades LGBTQIAPN+ e quilombolas, e a programação lúdica do Espaço Curumim, voltado para crianças.
A Feira Cultural Inova Tefé, realizada na Praça Gourmet de Tefé, encerrou o evento, reunindo produtos regionais, apresentações culturais e atividades infantis que fortaleceram a economia criativa local.

Em um capítulo do livro, Tabatha Benitz, coordenadora geral do evento, fala da importância da economia circular e da economia criativa para o desenvolvimento sustentável:
“A economia circular é um modelo econômico que visa minimizar o desperdício e maximizar a reutilização de recursos. Em vez do tradicional ciclo linear de ‘extrair, produzir e descartar’, a economia circular promove práticas que permitem que produtos e materiais sejam mantidos em uso por mais tempo, através da reciclagem, reparo e reuso. Essa abordagem não apenas reduz a pressão sobre os recursos naturais, mas também incentiva a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para a proteção do meio ambiente e o fortalecimento das comunidades. Este modelo valoriza a criatividade e a colaboração, reconhecendo que bens e serviços culturais, como música, arte, design e tecnologia, não apenas geram receitas, mas também têm o poder de engajar e transformar comunidades. Na formação foram abordados os conceitos de economia circular e criativa e, em seguida, aplicado o modelo ‘canvas’ e ‘design thinking’, no qual os participantes formaram grupos e criaram ideias de negócios de impacto social envolvendo esses conceitos”.
Benitz ainda reforça o papel da publicação como memória do evento e ferramenta de aprendizado contínuo: “No livro que preparamos para vocês, selecionamos alguns trechos e fotos de cada etapa da programação, resultando em um material de memória e reforço das lições aprendidas ao longo da programação. Esperamos que gostem! Uma ótima leitura!”.
A obra inclui ainda reflexões sobre transferência tecnológica, propriedade intelectual e tecnologias sociais, além de referências ao podcast ‘Mamirauá Inova: Conceitos básicos da inovação‘, democratizando o acesso aos conceitos abordados durante o evento.
Com essa publicação, o Instituto Mamirauá afirma que reforça seu compromisso com a promoção da inovação, do conhecimento científico e do desenvolvimento sustentável, oferecendo à comunidade e aos interessados na Amazônia um registro detalhado de um evento que transformou a forma de pensar e agir sobre inovação na região.
Sobre o Inova Tefé
A primeira edição do Inova Tefé foi realizada pelo Instituto Mamirauá e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Sedecti).
O evento também contou com a parceria de instituições locais, regionais e nacionais, como SEBRAE, Senac, Prefeitura de Tefé, RAMI, Sitawi, Impact Hub Manaus, Incubadora INPA, Bionorte, UNIP, Anprotec, Inpactas, Instituto Federal do Amazonas – Campus Tefé, UEA, APAFE e FEMAPAM, que contribuíram para a diversidade de experiências e a consolidação do ecossistema de inovação no Médio Solimões. O Inova Tefé é um evento bianual e sua próxima edição ocorrerá no segundo semestre de 2026.
Livro do evento
O livro ‘Fortalecendo o Ecossistema de Inovação na Região do Médio Solimões’ está disponível gratuitamente:
*O conteúdo foi originalmente publicado pelo Instituto Mamirauá, escrito por Julia A. Rantigueri
