Jungle Matsuri: festival celebra presença japonesa na Amazônia

O festival conta com diversas atrações culturais como as apresentações de taiko (os tambores japoneses), cantores nacionais, exposição de empresas, culinária típica japonesa e muito mais.

Com uma edição realizada em 2019, o ‘Jungle Matsuri – Festival de cultura e gastronomia japonesa da Amazônia’ retorna após dois anos de hiato em função da pandemia de Covid-19 em Manaus (AM). A primeira edição celebrou os 90 anos da imigração japonesa no Amazonas e este ano retorna com o objetivo de se tornar um evento anual e celebrar os 100 anos em 2029.

A presença e influência de nipônicos no Amazonas são fortes na agricultura, economia – como na Zona Franca de Manaus – e também na cultura. Por conta dessa presença, o organizador geral do evento, Takao Sato, afirmou ao Portal Amazônia que “o Jungle Matsuri já nasceu grande, como o maior evento do tipo na Região Norte”.

Em português a palavra ‘Matsuri’ pode ser traduzida como festival, por isso o evento se tornou o “festival da floresta”, em tradução livre. “O Brasil é o país que o maior número de descendentes fora do Japão, algo em torno de dois milhões, e a Amazônia é muito representativa, porque com a imigração a indústria japonesa ganhou uma presença muito forte. A gente quer celebrar no Amazonas um festival de cultura japonesa assim como é celebrado no sul do Brasil, sentimos o quando o manauara gosta da cultura japonesa”, justifica Takao Sato.

Apresentação do Wadan Taiko Ensemble em 2019. Foto: Reprodução/Facebook-Jungle Matsuri

O festival conta com diversas atrações culturais nipônicas e inspiradas no Japão, como as apresentações de taiko, os tambores japoneses, com o grupo amazonense Fuugakazan Taiko e com o grupo paulista Wadan Taiko Ensemble, que também participou da primeira edição.

“Em 2019, quando a gente foi pela primeira vez no Jungle Matsuri, foi uma sensação diferente, uma experiência única, de podermos apresentar a arte do nosso Taiko e sentir o calor e a receptividade desse público maravilhoso. Estamos muito felizes em finalmente podermos retornar a esse evento tão grandioso. Para este ano, estamos tão ansiosos que já superamos todas nossas expectativas, de podermos reencontrar esse público e darmos o nosso melhor em palco, para alcançar o coração de cada um presente”, declarou o líder e diretor musical do Wadan Taiko Ensemble, Jun Aoyama.

Palestras e apresentações lotaram o espaço na primeira edição do evento. Foto: Reprodução/Facebook-Jungle Matsuri

 O evento conta ainda com atrações como o desfile das candidatas ao Miss Nikkey e coroação da escolhida de 2022; apresentação das Nippacats; shows musicais, como a apresentação da cantora Larissa Tassi, famosa por suas interpretações em português de sucessos de animes como Cavaleiros do Zodíaco; e da banda amazonense Kyuubi, dedicada a canções de animes.

Feiras de produtos e serviços, exposição de grandes marcas japonesas, apresentações de danças típicas, workshops variados, Bon Odori, desfile e concurso Cosplay também fazem parte da celebração.

A Tasa Eventos, empresa organizadora de dez matsuris no Brasil, é a responsável por organizar o evento em Manaus. O Jungle Matsuri 2022 conta também com o apoio do Consulado Geral do Japão em Manaus, da Fundação Japão e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Inovação

E entre as principais atrações do evento está a ‘Sky Bridge Experience’, uma experiência de realidade virtual da Fundação Japão que trata do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, seja nas artes plásticas, música, poesia e trabalho em conjunto. “Tem até um pouco de carimbó”, adianta Sato.

A experiência está disponível durante o pré-lançamento do Jungle Matsuri, de 19 a 22 de setembro, das 10h às 22h, no piso castanheiras do Manauara Shopping (em frente às Ramsons).

E é claro que não pode faltar o melhor da gastronomia japonesa em uma praça de alimentação dedicada à culinária japonesa, com sushi, temaki, yakissoba e muito mais.

O evento acontece de 23 à 25 de setembro no Studio 5 Centro de Convenções, com entrada gratuita. Estima-se que pelo menos 20 mil pessoas participem dos três dias de evento.

Confira a programação:

23/9/2022 (sexta), 18h – 22h

18h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
19h00 – Cerimônia de Abertura
19h30 – Grupo FuugaKazan Taiko
20h00 – Show Musical: Lisa Tonaki/Alan Nywner
20h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
21h00 – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasasaki

24/9/2022 (sábado), 10h – 22h

12h00 Show Musical: Lisa Tonaki/Allan Nywner
12h30 Show Musical: Banda Kyuubi
13h30 Grupo FuugaKazan Taiko
14h00 Show musical: Bruna Higs
15h00 Desfile e Concurso Cosplay
15h45 Nippacats
16h00 Outorga de Diploma de Honraao Mérito do Cônsul-Geral
16h30 Show musical: Larissa Tassi
17h00 Grupo Teatral Nippaku
17h30 Grupo Wadan Taikô Ensemble
18h00 Bon Odori/Matsuri dance
19h00 Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki
20h00 Miss Nikkey Amazonas

25/9/2022 (domingo), 10h – 20h

12h00 – Orquestra Geek Jukebox
12h30 – Grupo FuugaKazan Taiko
13h00 – Show musical: Bruna Higs
14h00 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
14h30 – Desfile e Concurso Cosplay
15h30 – Nippacats
16h00 – Grupo FuugaKazan Taiko
16h00 – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki
17h00 – Grupo Teatral Shingeki
17h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble
18h00 – Show musical: Pamela Yuri
19h00 – Bon Odori/Matsuri dance

*Programação sujeita a alterações e ajustes até os respectivos dias do evento

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade