Comunidades ribeirinhas do Amazonas recebem capacitação sobre energia solar

Iniciativa desenvolvida pela BYD Indústria de Baterias LTDA irá capacitar 320 ribeirinhos em energia solar no estado.

Iniciativa desenvolvida pela BYD Indústria de Baterias LTDA irá capacitar 320 ribeirinhos em energia solar no estado. Foto: Divulgação

Um programa educacional especializado em energia solar, desenvolvido pela BYD Indústria de Baterias LTDA, está levando capacitação técnica a comunidades ribeirinhas fora da região metropolitana de Manaus (AM). A iniciativa integra os investimentos da empresa em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltados à região Norte e soma mais de R$ 1,1 milhão destinados ao fortalecimento da qualificação profissional e ao avanço tecnológico local.

Leia também: Energia solar fortalece empreendedorismo sustentável em comunidades no Amazonas

O projeto é realizado em parceria com o Senai, com apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e da Suframa, e tem como foco a inclusão produtiva e o desenvolvimento socioeconômico de comunidades que enfrentam limitações de acesso à energia elétrica.

Capacitação sobre energia solar

Ao todo, 320 alunos serão capacitados em 16 turmas, a bordo da embarcação Samaúma, barco-escola do Senai. A formação abrange sistemas fotovoltaicos, inversores de frequência, fundamentos da Indústria 4.0, eletricidade, tecnologia da informação, saúde e segurança, sustentabilidade e aplicações práticas da energia solar, preparando os alunos para atuar em um mercado em expansão e considerado estratégico para o país.

“A energia solar é mais do que uma solução tecnológica. Em regiões isoladas, ela se torna essencial para garantir autonomia, desenvolvimento e oportunidades reais”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.

Leia mais: Energia solar fortalece empreendedorismo sustentável em comunidades no Amazonas

Para o diretor regional do Senai no Amazonas, Rogério Azevedo, a iniciativa moderniza e fortalece a atuação histórica da instituição na região.

“Com mais de 45 anos de experiência com os barcos-escola, poder ampliar esse trabalho com foco em novas tecnologias reforça nosso compromisso com a formação profissional e o desenvolvimento da Amazônia”, destacou.

Painéis de energia solar Foto Rede Amazônica am
Painéis de energia solar. Foto: Reprodução/Rede Amazônica AM

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Além da qualificação, o programa também avalia soluções de energia off-grid com baterias de lítio, capazes de oferecer fornecimento energético independente da rede convencional, tecnologia considerada adequada à realidade ribeirinha, que enfrenta desafios de infraestrutura elétrica.

*Com informações da Rede Amazônica AM

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘O Rio que Somos’: documentário mostra cotidiano dos ribeirinhos da Amazônia e do Pantanal

Com estreia prevista para 2026, documentário percorre trechos fluviais no Amazonas, no Pará, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, revelando histórias inéditas nas margens de rios brasileiros.

Leia também

Publicidade