Pororocas: saiba em quais lugares da Amazônia o rio encontra o mar

A pororoca é como se fosse uma ‘devolução’ que o mar faz da água doce despejada pelos rios.

De origem indígena do tupi-guarani, a palavra pororoca significa ‘estourar’, ‘rebentar’. A pororoca é um fenômeno natural que, em resumo, consiste no encontro dos rios com grande volume de água com o mar.

A pororoca é como se fosse uma ‘devolução’ que o mar faz da água doce despejada pelos rios, como o rio Amazonas. Em decorrência do fenômeno, os lugares onde ocorrem o fenômeno das pororocas se tornam atrações turísticas e para práticas de esportes como o surfe, por exemplo.

O Portal Amazônia listou os lugares na região amazônica em que há esse encontro ‘de águas’ entre o rio e o mar, ocasionando as famosas pororocas.

Frequência

Apesar desse fenômeno acontecer durante todo o ano, a pororoca ocorre com mais intensidade durante os equinócios de outono e primavera no hemisfério sul (março e setembro, respectivamente).

Leia também: Portal Amazônia responde: o que é o equinócio?

Isso porque nesses períodos há um aumento de massa líquida dos oceanos, somado a isso, as marés ficam mais altas na lua cheia e na lua nova e formam ondas que chegam a 10 metros de largura e 5 metros de altura.

Confira os lugares que possuem esse fenômeno:

Rio Amazonas 

Com 6.992,06 km, o rio Amazonas é o maior do mundo tanto em volume de água quanto em extensão. Com a nascente na Cordilheira dos Andes, no Peru, ele atravessa vários lugares e possui inclusive mais de um nome. 

Por fim, o rio atravessa os Estados do Amazonas e do Pará, no Brasil, até chegar a sua foz, com 300 km de largura no grande Delta do Amazonas, entre os estados do Amapá e do Pará e é neste ponto que acontece a pororoca.

Foto: Reprodução/Google Earth

Ria Maiacaré  

O Rio Maiacaré é um dos rios que banha o município de Calçoene, no Amapá. Na foz deste rio está localizado o Fortim neerlandês do Rio Maicaré, que também é próximo à foz do rio Cassiporé. É nesse ponto onde ocorre a pororoca.

Foto: Reprodução/Gestão Ambiental

Rio Guamá 

Curso de água localizado no nordeste do Estado do Pará, tem cerca de 700 km de extensão e sua bacia hidrográfica drena uma área de 87.389,54 km². Sua foz se dá no município de São Miguel do Guamá, próximo a baía do Guajará.

Foto: Reprodução/Flickr/Carlos Macapuna

Rio Capim 

Localizado também na região nordeste do Pará, o Rio Capim abrange uma área territorial de mais de 62 mil quilômetros quadrados, o que representa 5% da área total do Pará. Ele é um dos afluentes do rio Guamá e são bastante afetados pelas marés diárias e pororocas.

Foto: Reprodução/REDEPARÁ

Rio Moju 

O Rio Moju tem sua nascente no município de Bom Jesus do Tocantins, no Pará. Possui cerca de 400km de extensão e deságua no rio Acará.

Rio Mearim 

Diferentemente dos rios citados anteriormente, o Rio Mearim tem início no Estado do Maranhão, pertencente à Amazônia Legal, e deságua na Ilha dos Caranguejos, onde é possível encontrar a maior área contínua de mangues do país.

A bacia hidrográfica do rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do Estado.

Foto: Reprodução/Globo Esporte

Rio Araguari 

Até meados de 2014, também era possível observar o fenômeno da pororoca no rio Araguari, no Amapá. Contudo, devido a ações antrópicas como a construção de três hidrelétricas e a criação de búfalos às margens do rio, o fenômeno não ocorre mais. As ondas do Araguari ganharam notoriedade por terem sido consideradas as mais longas em duração no planeta.

Instituto Chico Mendes (ICMBio) avalia que a pecuária foi a responsável pela perda de força do Araguari diante do oceano por causa de canais que foram abertos no curso do rio. As valas fizeram a transposição da água e secaram a foz.

Foto: Reprodução/G1 Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade