Na crista da onda: lugares para surfar na Amazônia

No litoral Norte do Brasil, principalmente, no Pará e no Amapá, é possível se aventurar no universo do surf.

Quem viaja pela Amazônia sabe que não é comum vermos surfistas em praias de água doce, afinal, não dá para surfar em um banzeiro. Porém, no litoral no Norte do Brasil, principalmente, no Pará e no Amapá, é possível se aventurar no universo do surf. 

O Portal Amazônia te mostra os principais lugares da Amazônia onde é possível “pegar” aquela onda. Confira:

Pará, Maranhão e Macapá

Pororoca

O fenômeno natural chamado de Pororoca, acontece na foz do rio Amazonas nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão. Ele ocorre ao entrar em contato com a maré do oceano Atlântico, ocasionando ondas de 3 a 6 metros de altura em extensão pelo rio, de aproximadamente 20 km. 

A pororoca provoca um som bastante alto e característico, o que explica a origem da palavra: do tupi “poro’roka,poro’rog”, significa “estrondar”.

As ondas acontecem apenas uma vez ao dia, nos meses de janeiro a maio, no período de lua cheia ou lua nova.

Leia também: Conheça 5 esportes para praticar na Amazônia

Foto: Divulgação/Agência Belém

Pará

Praia do Atalaia

Localizado à 13 quilômetros de Salinópolis, a Praia do Atalaia é um lugar disputado pelos turistas, ainda mais daquele que curtem um mar agitado. Possui uma vasta faixa de areia fina e branca. O melhor momento para curtir as ondas na Praia do Atalaia vai de dezembro a abril, período que as ondas podem chegar até dois metros.

Confira o melhor momento para surfar na praia do Atalaia.

Praia do Farol Velho

Logo ao lado da Praia do Atalaia está a Praia do Farol Velho. Outro lugar perfeito para desafiar as ondas. Como está ligadinha com a Praia do Atalaia, a Praia do Farol Velho recebe toda a sua influência.

Confira o melhor momento para surfar na Praia do Farol Velho.

Foto: Luciano Cabal/Arquivo Pessoal

Amapá

Praia do Goiabal 

A Praia do Goiabal está localizada no município de Calçoene (a 22 quilômetros de Macapá). Essa praia possui mais de quatro quilômetros de extensão. É um lugar indicado para os aventureiros, porque, além da estrada de terra é preciso encarar um trecho de barco.

Suas águas são escuras, mas, entre os meses de julho a dezembro, elas ficam um pouco mais claras.

Confira o melhor momento para surfar na Praia do Goiabal.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade