Terminal Hidroviário de Belém retoma viagens para o Marajó

Atividades ficaram suspensas desde o dia 12 de fevereiro, para prevenir aglomerações no carnaval

O Terminal Hidroviário de Belém voltou a operar viagens de embarcações e passageiros nesta quinta-feira (18), após o fechamento de três dias em função do decreto estadual que determinava a proibição do tráfego entre o Marajó e a região metropolitana de Belém no período do carnaval.

Foto: Divulgação/CPH

 As atividades ficaram suspensas desde o dia 12 de fevereiro, para prevenir aglomerações na data festiva. Durante a pausa, o equipamento passou por desinfecção sanitária e, com o retorno, as medidas de proteção contra o coronavírus estão reforçadas.

“O Terminal Hidroviário volta à sua normalidade para com as suas viagens com destino ao Marajó e recebendo de Macapá e Santarém. No período em que ficou fechado, aproveitamos para fazer a desinfecção mais intensa e alguns ajustes de rotina”, informou Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

O Terminal oferece 10 embarcações diárias para a ilha do Marajó, com 20 operações entre embarques e desembarques de aproximadamente 1.700 usuários rumo ao arquipélago, o correspondente a 80% do público do local. Além da higienização nos ambientes, os estoques de álcool gel foram renovados.

O funcionamento do espaço é das 6h às 20h, todos os dias, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 11 empresas de navegação.

Protocolos de Saúde

Desde o início da pandemia, no ano passado, a CPH vem atuando com fiscais que prestam auxílio aos usuários, nos turnos manhã e tarde, orientando sobre o uso da máscara, utilização do álcool gel e distanciamento social de segurança, para evitar a contaminação pela Covid-19. 

Todos os usuários que chegam ou partem via THB passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Além da higienização dos espaços, sinalização de poltronas, a CPH emite avisos sonoros sobre a importância das medidas de segurança.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rio Acre registra menor nível dos últimos 10 anos para maio em Rio Branco

O ano em que o rio Acre apresentou menor marca, antes de 2024, foi em setembro de 2022 quando marcou 1,25 metro.

Leia também

Publicidade